Noivos de São Tiago
"Nunca teríamos hipótese de casar tão cedo"

Aníbal e Carina, a viverem juntos há dois anos no Dominguiso, altura em que se casaram pelo Registo Civil. Estão ambos desempregados e passam uma vida que "não tem sido fácil". Mas nem isso os impediu de percorrer o caminho em frente para dizerem o "sim" a 25 de Julho.

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


Tímidos, envoltos em algumas dificuldades, mas revestidos de uma grande humildade, Aníbal e Carina Pereira receberam o NC em sua casa para falarem um pouco da sua história de vida. Este jovem casal é mais um daqueles que tentaram a sua sorte nos "Noivos de São Tiago" e, "felizmente", dizem, conseguiram. "Nunca teríamos hipótese de casar tão cedo se não fosse pelos Noivos de São Tiago", lamenta Carina, um pouco triste. A não ser, diz esperançosa, "que a nossa vida melhorasse de repente e num futuro muito próximo".
Casados há dois anos pelo Registo Civil, Aníbal diz que conheceu Carina "por uma brincadeira". "Namoramos seis meses e casamos logo depois, mas infelizmente não pôde ser pela igreja", recorda.
Hoje, Aníbal, 30 anos, está desempregado há quatro meses e Carina, 20 anos, nunca trabalhou. A vida, de facto, como suspiram, "não tem sido fácil" para estas duas pessoas. No entanto, e enfrentando as circunstâncias actuais - não só as carências financeiras, como a diferença de idade que existe - o amor permanece e hoje, vivem juntos no Dominguiso. "Neste momento só entra um ordenado porque estou a receber pelo desemprego. Temos as nossas dificuldades, mas a diferença de idades não interessa e tentamos sobreviver e ultrapassar isso tudo". E tanto assim é que Susana, a filha do casal já nasceu e está quase a fazer dois anos. Mais um incentivo que levou o casal a decidir casar no próximo mês de Julho.
À semelhança com outro casal, Carina e Aníbal não casaram mais cedo pelas escassas condições que actualmente têm, uma vez que ambos estão desempregados. No entanto, quando "a menina nasceu, as coisas mudaram". "Sempre quisemos casar pela igreja, esta já é uma ideia antiga, mas agora temos mesmo que o fazer porque queremos baptizar a nossa menina", realça a noiva. "Não nos candidatámos o ano passado porque a Susana ainda era muito pequenina, mas agora está mais do que na hora", justifica.
Por isso decidiram "casar o mais rápido possível". Mas aquando da candidatura, Aníbal não estava muito confiante. "Eu não estava à espera". Por seu turno, Carina mostrava-se muito mais optimista. "Sempre tive muitas esperanças e sabia que íamos ser escolhidos", isto porque, acrescenta, "escolhem aqueles que têm menos possibilidades".
Mas apesar de ser algo que já ansiavam há "muito tempo", confessam estar ansiosos, mas não nervosos. "Acho que vai ser um dia normal e espero que corra tudo bem", afirma o noivo, um pouco tímido. Carina, com outra atitude, admite ter ficado "radiante" e "muito contente" quando soube que ia ser uma das noivas. "É um sonho e vai ser um dia especial porque vai ser uma festa em conjunto com outros casais", declara, sorridente.
Quanto aos preparativos, "já sabemos quem vamos convidar", sublinha, mas, conclui, "ainda não temos nada preparado, até lá ainda temos tempo".