No Teatro-Cine da Covilhã
Sons celtas pela mão de Carlos Núñez

NC / Urbi et Orbi


Amanhã, quarta feira, o Teatro-Cine recebe Carlos Núñez, o gaiteiro galego de renome internacional que volta a tocar em Portugal, depois de em Fevereiro ter actuado no Coliseu do Porto e no Centro Cultural de Belém, onde tocou várias músicas do seu último trabalho, "Un Galicien en Bretagne".
Carlos Núñez, atingiu um nível interpretativo que antes era considerado um exclusivo de irlandeses ou escoceses e conseguiu dar destaque à musica celta em Espanha, quando lançou o seu primeiro álbum em 1996, "A Irmandade das Estrelas". Neste trabalho, que contou com a participação de nomes como Dulce Pontes, Luz Casal, Sinead O`Connor ou Ry Cooder apresentou uma outra visão da música celta, prestando especial atenção a outras influências musicais da Galiza. Os sons latinos trazidos da América pelos emigrantes, a música medieval europeia do Caminho de Santiago e o flamenco da Andaluzia.
Nos trabalhos seguintes explorou as ligações entre a música celta e o flamenco e fez uma abordagem a temas mais experimentais, que coabitam com melodias puramente tradicionais.
O gaiteiro domina ainda todo o tipo de flautas. Carlos Núñez começou a tocar gaita aos oito anos e aos 12 iniciou a sua carreira quando foi convidado a tocar como solista com a Orquestra Sinfónica de Loriet um tema do irlandês Shaun Davey, que mais tarde viria a compor para ele.
O concerto é às 21h30 e os preços variam entre os sete euros e meio e os 15 euros.