Por Cátia Felício


Jogo da equipa da AAUBI
[arquivo]

A equipa de Futsal da AAUBI acabou a Liga Universitária de Futsal em terceiro lugar. A Final Four, que decide as quatro melhores equipas do campeonato nacional, assinalou-se nos dias 29 e 30 de Maio, em Braga. A UTAD venceu o troféu ao derrotar a equipa do Instituto Politécnico do Porto por 4 a 1. É a segunda vez que a equipa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vence o campeonato nacional de Futsal.
Para a equipa da UBI as esperanças foram por água abaixo já perto do término do jogo. A equipa da AAUBI parecia ter o jogo dominado frente à UTAD, com o marcador a registar 2 a 1, a favor dos ubianos. A 17 minutos do fim do jogo, a UTAD empata o jogo a duas bolas e fez tremer a equipa da AAUBI. O empate foi a gota de água e, em prolongamento, a equipa da cidade beirã acaba por perder 3 a 2.
Alexandre Tenreiro, representante da secção desportiva da AAUBI, refere-se ao sucedido: "Perdemos o jogo 3-2 em prolongamento. A UTAD empatou o jogo a 17 minutos do fim. Se não fosse isto provavelmente seríamos campeões".
Na luta pelo terceiro e quarto lugares, os estudantes ubianos levaram a melhor ao derrotar por 8 a 3 a equipa da Universidade da Madeira.
Há já dez anos que a equipa de futsal da AAUBI está em «jejum». A última vez que venceu a Liga Universitária de Futsal foi em 1994.
A passagem à Final Four, que teve lugar neste fim-de semana, ficou garantida à AAUBI após o apuramento nos jogos do play-off frente à Universidade do Minho (Uminho), nos quais a equipa de Futsal da AAUBI ganhou por 4-3 e 5-3 à Uminho, na primeira e segunda mãos, respectivamente.