O docente pretende criar um grupo de trabalho dedicado à investigação contínua neste campo
Kondratieff Medal 2004
Docente da UBI recebe prémio internacional

Um prémio de carreira foi entregue pela Academia Russa de Ciências Naturais e pela Fundação Internacional Kondratieff a Tessaleno Devezas.



Por Daniel Sousa e Silva


Tessaleno Devezas, docente do Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) foi distinguido com o prémio Kondratieff Medal 2004, atribuído pela Academia Russa de Ciências Naturais e pela Fundação Internacional Kondratieff
A distinção existe desde 1992, é entregue a cada 3 anos por ocasião do congresso Kondratieff, e destina-se a galardoar obras que representem um importante contributo para o desenvolvimento das ciências económico-sociais.
A participação no concurso é feito por nomeação. “O que se tem de fazer para participar é enviar um conjunto de trabalhos e livros publicados que sejam demonstrativos da sua carreira de investigação”, explica Tessaleno Devezas.
O docente é premiado pelo conjunto da sua obra publicada em artigos entre 1997 e 2003. O docente reuniu um conjunto de trabalhos, onde desenvolveu dois modelos complementares, que permitem a compreensão do fenómeno das ondas longas do sistema sócio–económico mundial.
Um dos trabalhos considerado por Devezas como “fundamental para a atribuição do prémio” é o realizado em conjunto com George Modelski intitulado “Power law behavior and world system evolution: A milennial leraning process”.
Um conceito proposto pelo docente da UBI é o de “Tecnoesfera”, considerando o sistema sócio-económico global no seu todo como um sistema complexo adaptativo, que obedece a rígidas leis de natureza biológica e física. Em termos mais leigos, “trata-se da criação de uma teoria de que a tecnologia evolui em ciclos de 50 anos, nos primeiros 25 anos, aprendem a trabalhar e a desenvolver o conjunto de inovações, enquanto que a segunda geração o implementa e completa o ciclo da tecnoesfera.
”Uma das coisas interessantes é que agora se está a desenrolar o que eu apresentei no meu trabalho”, relata. O exemplo habitualmente citado por Tessaleno Devezas é o da história da Internet. “O desenvolvimento da Internet como meio tecnológico de base acompanha exactamente o modelo traçado na minha teoria”, concretiza.

Significado especial

O prémio teve um significado especial para Tessaleno Devezas, porque a mesma distinção foi atribuída a Cesare Marchett, da Áustria, há alguns anos. “Eu considero-o o maior especialista vivo das investigações de ciclos sócio-economicos, do comportamento da sociedade em geral, sob o ponto de vista de um físico”, confessa.
Tessaleno Devezas teve conhecimento do resultado do concurso a 26 de Maio e irá à entrega da medalha Kondratieff no dia 20 de Outubro, em São Petersburgo. O russo Nicolai Dimitriev Kondratieff (1892-1938) foi o primeiro economista a estudar as variações cíclicas que ocorrem na vida económica, chamadas de “ciclos de Kondratieff”.
O docente recebe apoio da NATO, da Fundação Gulbenkian e do Institute for Prospective Technological Studies em iniciativas de carácter internacional do Grupo de Trabalho em Previsão Tecnológica e Teoria da Inovação.
Tessaleno Devezas está na UBI desde 1992. Começou por trabalhar no Departamento de Ciências Aeroespeciais, transferindo-se, passado alguns anos, para o Departamento de Electromecânica, onde lecciona várias disciplinas e é o responsável pelos laboratórios de Materiais.