Por Daniel Sousa e Silva

Nuno Costa pretende estabilizar a situação financeira da AAUBI

O recém-eleito presidente da direcção da AAUBI, Nuno Costa, acredita que “a Academia ficou alertada para a renovação”. Com a vitória no escrutínio da passada, quinta feira, 3, o aluno da licenciatura de Economia ambiciona “devolver a Associação à cidade e aos estudantes”.
No entanto, a sua preocupação inicial é avaliar e regularizar a situação financeira da Associação Académica. A lista C de Nuno Costa venceu a segunda volta com 554 votos, contra 511 da lista R, 39 em branco e 16 nulos.
“Não houve um controlo rigoroso neste mandato e ainda nem foi apresentado um relatório de contas. Por isso, se houver alguma anomalia nas contas, alguém vai ter que assumir a responsabilidade”, avisa Nuno Costa.
A nova direcção toma posse amanhã, quarta feira, e alguns dos seus objectivos primários são “trabalhar num melhor arraial académico, dinamizar a actual sede da AAUBI e fazer um bom programa da Recepção ao Caloiro”, afirmou Nuno Costa durante a campanha.
A votação ditou ainda que a Assembleia Geral de Alunos (AGA) passe a ser liderada por Ângela Cardoso, estudante de Engenharia da Produção e da Gestão Industrial, eleita pela lista R, com 540 votos, contra 530 da C, 34 em branco, e 16 nulos. Para a presidência do Conselho Fiscal da AAUBI foi eleito o candidato da lista C, Arménio Santos, de Ciências do Desporto, com 574 votos, contra 496 da lista R, 35 votos em branco e 15 nulos.

Os novos dirigentes da "Casa Azul" contam com o apoio de Carlos Ribeiro

Lista R quer cumprir projectos eleitorais

O que irá fazer o candidato vencido das eleições da AAUBI? Carlos Ribeiro pretende colaborar com a lista vencedora, afirmando o desejo de “realizar alguns dos pontos do programa da lista R”. A criação de um núcleo de astronomia, um outro relacionado com o ambiente e a implementação de um clube de fados da UBI são alguns dos projectos que Carlos Ribeiro gostaria de ver concretizados. A conclusão do processo de alteração dos estatutos da Associação Académica é outro tema em que o candidato vencido promete colaborar.
O facto da lista R ter ganho a votação à AGA “significa que possuíamos um projecto válido, que poderia ter ganho também as eleições à direcção da AAUBI se tivesse havido mais interesse de alguns colegas”, diz Ribeiro.
No seu entender, “os estudantes preocupam-se cada vez menos com estas questões”, apontando a falta de informação como um factores que influencia esta tendência. “É preciso levar muito mais informação aos alunos, por isso defendo que se devia apostar na reformulação do InformaAAUBI (folhetim informativo) e numa edição mensal da [já desaparecida] revista BeiraIN”, argumenta.
À lista vencedora recomenda “a realização de actividades que valham a pena para a comunidade universitária”, mas que “os membros da nova direcção não se esqueçam de ir às aulas e passar tempo na Universidade”, remata.