Mestrado em Educação
Perspectivas sobre a melhor forma de educar

Sílvia Maria Marques Rodrigues defendeu uma tese em que se falou de liberalismo, comunitarismo e educação cívico-moral.

Por Daniel Sousa e Silva


“A Educação Cívico-Moral Entre Liberalismo e Comunitarismo: Contexto, Discurso e Perspectivas” é o título da tese de mestrado em educação defendida na passada sexta feira, 4, por Silvia Rodrigues, tendo como objectivo “analisar os problemas emergentes na sociedade contemporânea, a construção de uma cultura cívica comum como base da convivência pacífica entre diferentes”. A análise dos “pressupostos e as teses fundamentais do liberalismo e comunitarismo, tendo em conta a educação cívico-moral e a vivência nas sociedades multiculturais”, bem como a procura de “uma posição moralmente e politicamente integradora, na perspectiva de uma sociedade intercultural, com especial realce para os direitos humanos” foram outros temas orientadores da investigação de Sílvia Rodrigues.
A agora mestre conclui que se torna importante estabelecer “um espaço de complementaridade e cooperação entre as distintas concepções, pois a realidade não se esgota nem pode reduzir-se a nenhum destes pontos de vista. É em parte liberal e em parte comunitária, incorpora o melhor de ambas perspectivas, respeita a autonomia do indivíduo e permanece atenta ao meio cultural”.
Silvia Rodrigues adianta ainda que “a perspectiva proposta permite uma compreensão mais ampla e articulada entre as diversas concepções, já que é importante responder à globalização hegemónica e o aprofundamento dos valores democráticos. A aposta no ideal intercultural aparece como uma forma de conseguir promover valores importantes em educação”, completa.
As principais dificuldades na elaboração da tese decorreram “da bibliografia escassa presente na biblioteca da Universidade”, lamentou.
O arguente da prova foi Luís Miguel Santos Sebastião, professor auxiliar da Universidade de Évora. O restante júri foi Maria Luís Frazão Rodrigues Branco, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, e Manuel Gonçalves Barbosa, professor auxiliar da Universidade do Minho, orientador da tese. Silvia Rodrigues teceu elogios à orientação de Manuel Barbosa, considerando-a importante, “quer em termos de crítica quer em termos de sugestão e disponibilização de obras necessárias ao desenvolvimento do trabalho”.