António Fidalgo

Luta pela AAUBI

Este ano houve três listas concorrentes à AAUBI. Ainda o ano passado teve de haver uma segunda marcação de eleições para os órgãos sociais da associação de alunos, porque pela primeira vez não houve qualquer lista a candidatar-se aquando do período normal de eleições. É de saudar, portanto, o renovado interesse dos estudantes pela vida associativa dentro da academia. A corrida foi renhida, houve segunda volta e a diferença entre as duas listas finalistas foi a de 554 votos da lista C contra 511 da lista R. A lista vencida para a Direcção conseguiu mesmo obter a presidência da Assembleia Geral.
Estão de parabéns os estudantes por, desta vez, acharem que as coisas não podiam continuar a degradar-se. O novo presidente, Nuno Costa, acha que a academia está agora alertada para a renovação. Ainda bem. É fundamental que os estudantes tenham uma consciência aguda de que a vida de estudante não se resume a aulas, exames e canudo. Estudar é preciso, mas sob condição de que não se abdique de uma plena participação cívica na vida da universidade e mesmo da cidade. O propósito de Nuno Costa de devolver a Associação à cidade e aos estudantes é de registar e de louvar. Oxalá os dirigentes associativos saibam dinamizar e motivar os estudantes e, assim, dêem azo a uma intervenção estudantil substantiva na vida académica e na vida da cidade.
Nunca será de mais realçar a importância dos estudantes universitários na vida de uma universidade. Afinal são adultos e isso significa que devem agarrar o seu destino. Não podem ser paus mandados, crianças sob tutela, mas mulheres e homens de pleno direito que necessariamente determinam a sua própria vida. A universidade deve, aliás, constituir um espaço privilegiado de cidadania dos estudantes, um espaço adequado ao exercício da liberdade, da racionalidade e da responsabilidade. E talvez não haja melhor meio de exercer essa liberdade e de assumir a responsabilidade, com que um jovem académico se torna de facto, e não apenas nominalmente, num adulto, do que participar activamente na vida associativa da sua academia.