A sede encerra o seu funcionamento
Promessa de longa data cumprida
Centro de Alcoólicos Recuperados fecha portas

O presidente do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira demitiu-se e anunciou o encerramento da sede social e do serviço de voluntariado prestado.


Por Daniel Sousa e Silva


Um atraso de “vários anos” na resposta da Segurança Social (SS) ao pedido de atribuição de um subsídio mensal de 2500 euros ao Centro de Alcoólicos Recuperados (CAR) da Cova da Beira motivou José Manuel Amarelo, presidente demissionário da associação, a abdicar do seu cargo. A suspensão do apoio aos 738 alcoólicos em recuperação e o encerramento da sede “por inexistência de dinheiro para as despesas correntes” foram também anunciadas, na passada quarta feira, 9.
As dívidas ultrapassam os 15 mil euros e “vão-se acumulando por causa das taxas”, diz José Manuel Amarelo, acrescentando que ainda tem de ser pago um seguro de mais de 800 euros pela viatura da associação. O dinheiro solicitado à SS tem por finalidade pagar despesas como electricidade, telefone, água e combustível.
José Manuel Amarelo evidencia a disponibilização de meios próprios por parte da direcção e todos os alcoólicos recuperados para ajudar o funcionamento do CAR, “só que chega uma altura em que não dá mais”.
“Esperamos há 4 anos e se tivéssemos de pé já teríamos uma dor de pernas terrível. Nós que nascemos e vimos do nada, que tiramos as famílias da miséria e levantamo-lhes o ego, não sabemos o que nos pode acontecer”. Amarelo lamenta “profundamente que todas as entidades competentes não tenham ajudado”. “É pena que as eleições sejam só de 4 em 4 anos”, ironiza.
“Já conseguimos fazer muita coisa, mas há ainda muito trabalho para fazer”, insiste o presidente demissionário, dizendo que já foram recuperados pelo CAR da Cova da Beira 519 alcoólicos, contudo a associação tem 515 pedidos de auxílio. “Alguns casos com problemas bastante graves”, salienta.
Como ponta de honra, o fundador do CAR da Cova da Beira assegura aos fornecedores em dívida, apesar do encerramento da associação, que irá assumir todas as dívidas e “pagar até ao último cêntimo”.
As pessoas podem continuar a contar com José Manuel Amarelo, pelo menos a nível individual, sublinha, “não estive no CAR Cova da Beira para arranjar nome, mas para arranjar amizades.”
A extinção efectiva do CAR Cova da Beira vai ter de ser aprovada pela Assembleia Geral da associação. “Pode haver alguém que possa querer pegar na casa”, atira José Manuel, reiterando que, para ele, terminou tudo o que podia fazer.