Por Daniel Sousa e Silva



O docente da UBI está ciente da "grande responsabilidade" inerente ao seu cargo

Carlos Cabrita, docente da UBI foi eleito no passado dia 4 de Junho para presidente do Conselho Científico e Tecnológico (CCT) do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (Parkurbis), numa reunião que teve lugar na Câmara Municipal da Covilhã.
“O CCT é um órgão consultivo que é ouvido em muitas das decisões do Conselho da Administração, tendo em conta as suas competências definidas através do Artigo 27º dos Estatutos, emitindo, por conseguinte, pareceres que, em princípio terão carácter vinculativo”, explica Carlos Cabrita,.
“É uma grande responsabilidade em termos de poder de decisão”, diz, clarificando que “as análises e as consequentes decisões sobre as candidaturas de projectos e de empresas interessadas em aderir ao Parkurbis irão obedecer a critérios extremamente rigorosos”.
A nível de competências, o CCT “analisa e emite parecer sobre o regulamento do Parkurbis, procede a uma apreciação sobre os projectos que se apresentam e emite outro tipos de pareceres sempre que solicitados”, descreve Carlos Cabrita. Este último ponto das competências é, segundo as suas palavras, “uma área abrangente que compreeende várias áreas de decisão”.
Como exemplo prático das competências do CCT, Carlos Cabrita recordou uma das decisões tomadas na última reunião. “O CCT foi ouvido e emitiu um parecer quanto à transferência de acções do Parkurbis pertencentes à Câmara da Covilhã para a autarquia de Belmonte e para a Associação de Jovens Empresários”, entidades agora parceiras estratégicas, tal como foi adiantado na última edição do Urbi et Orbi.
Na UBI desde 1996, Carlos Cabrita tem 52 anos, e licenciou-se em 1976, em Engenharia Electrotécnica, ramo de Energia e Sistemas de Potência, no Instituto Superior Técnico de Lisboa.


Pedro Farromba diz haver já "vários interessados" em integrar o Parkurbis




Primeira reunião em breve

O CCT é composto por seis representantes de departamentos da UBI, os vice-reitores, Mário Raposo (Departamento de Gestão e Economia) e João Queiroz (Departamento de Ciências Médicas), Paulo Fiadeiro (Departamento de Física), Castro Gomes (Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura), Abel Gomes (Departamento de Engenharia Informática) e o próprio Carlos Cabrita (Departamento de Engenharia Electromecânica). Carvalho Rodrigues, Lobo Antunes e Carlos Almeida são os restantes elementos do Conselho.
O director executivo do Parkurbis, Pedro Farromba, anunciou que primeira reunião oficial do órgão para analisar os projectos que já deram entrada “terá lugar ainda durante o Verão”, sendo que Carlos Cabrita diz que se “deverá realizar antes de Agosto”.
A entrega de projectos de base tecnológica no Parkurbis tem ocorrido a um “ritmo assinalável nomeadamente nas áreas das novas tecnologias e da energia”, adicionou Pedro Farromba.
Recorde-se que o projecto se destina preferencialmente a empresas relacionadas com as áreas de especialização da UBI, como sejam as indústrias do ambiente, telecomunicações e tecnologias de informação, tecnologia dos materiais, aeronáutica, automóvel e tecnologias da saúde.