Nuno Costa no momento em que assina o Livro de Actas, oficializando o seu início de mandato como presidente da AAUBI
Tomada de posse de novos órgãos sociais da AAUBI
Nuno Costa promete lutar pelos estudantes

O recém-empossado presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) vê o futuro que se avizinha com “árduo e difícil”. O reitor da UBI mostrou-se solidário com os novos órgãos sociais pelo “sacrifício feito a favor da academia”.


Por Daniel Sousa e Silva


Nuno Costa tomou posse como o líder da “Casa Azul”, juntamente com os restantes elementos eleitos para os órgãos sociais da AAUBI, na passada quarta feira, 9. O dirigente estudantil encarou os tempos que se avizinham como “árduos e difíceis”, estabelecendo como prioridade a estabilização financeira da Associação Académica.
O novo presidente da AAUBI aproveitou também a presença da comunicação social na cerimónia para fazer um apelo aos seus colegas estudantes da UBI: “É preciso a presença de todos para colocar o nosso Plano de Actividades em prática”.
Recorde-se que em ocasiões anteriores, Nuno Costa já havia proposto “fazer reencontrar a Academia e a cidade” e, para começar, organizar uma Semana de Recepção ao Caloiro “digna dos alunos da UBI”.
Em termos reivindicativos, aproveitando a presença do Reitor da UBI, Santos Silva na tomada de posse, lançou para a mesa “a insuficiência de espaços físicos que sirvam convenientemente a comunidade académica”, dando como exemplos “a não construção da Faculdade de Letras, de uma cantina que sirva os alunos do Pólo IV e a exiguidade do espaço de atendimento dos Serviços Académicos”.
Nuno Costa também reafirmou a sua dedicação à luta pela descida do valor da propina (700 euros) praticada na UBI. “Eu entendo que o valor da propina, uma vez que estamos no interior, deveria ser entendido como um factor de discriminação positiva”, argumenta.

Santos Silva aponta desafio aos estudantes

O responsável máximo pela instituição de ensino mostrou simpatia com os representantes dos estudantes da UBI. “Reitero o meu apoio a estes jovens que agora tomam posse, numa altura em que cada vez é mais difícil conciliar compromissos pessoais com as actividades associativas, dispostos a sacrificar um ano lectivo a favor da Academia”, afirmou Santos Silva, lembrando que o seu trabalho “deve ser reconhecido pelos colegas”.
No entender do Reitor, “a instituição só se pode afirmar pela qualidade se isso se revelar nos seus alunos, professores e funcionários”, já que “estamos todos no mesmo barco”. Por isso, Santos Silva apela aos estudantes que colaborem no ”momento complexo em que se encontra o ensino superior em Portugal graças à implementação da Declaração de Bolonha”, cujo objectivo é “colocar os jovens mais cedo no mercado de trabalho, com 21 ou 22 anos”.
”Como é que vamos lá chegar?”, pergunta retoricamente Santos Silva, atirando o exemplo da licenciatura de Medicina da UBI, que, para ele, “está para além de Bolonha” e apontando uma maior capacidade de dedicação e horas de trabalho do estudante médio como a solução possível.