O gosto pela gramática levou a docente a escolher este tema
Mestrado em Português
A ciência dos nomes ou substantivos



Por Eduardo Alves


Apaixonada confessa pela gramática, Sofia da Conceição Salgado Lourenço Bento escolheu um dos principais componentes desta para a sua tese de mestrado. No passado dia 18 de Junho defendeu, no anfiteatro 7.21, as suas ideias, estudos e conclusões sobre a temática.
Esta prova de mestrado em Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica intitula-se, “A problemática do ensino dos substantivos concretos e abstractos na disciplina de Língua Portuguesa ao nível do 2.º Ciclo”. Uma ideia que surgiu a esta professora de Português/Inglês pelo facto do estudo dos substantivos concretos e abstractos estar desligado dos programas educativos. Nas obras recomendadas para análise integral nas aulas, “a percentagem deste tipo de substantivos impera, sendo, por isso necessário o seu estudo”, explica Sofia Bento. Contudo, uma apreciação válida desta matéria não é contemplada nos planos curriculares. Daí que esta tese mostre a importância do estudo dos substantivos concretos e abstractos na aula de Língua Portuguesa, caso contrário o professor terá de proceder a uma selecção rigorosa dos textos a analisar.
A reflexão acerca dos conteúdos programáticos abordados neste nível de ensino deveria ser um passo a dar. Tal como um maior apoio pedagógico, material e físico às escolas e aos professores.
A autora do estudo refere que o ensino, no âmbito do português, apresenta alguns desafinamentos. Do resultado desta tese, podem já retirar-se alguns pontos para reajustar os programas e o ensino. As provas tiveram como júri, João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria Antonieta Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e José Nunes Esteves Rei, professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, este também como arguente. O júri decidiu atribuir a classificação de muito bom, a Sofia Salgado, actualmente docente na Escola EB 2/3 Pedro Jacques Magalhães, em Alverca do Ribatejo, bem como formadora no NERGA na cidade da Guarda.