Por Eduardo Alves


Durantes os dois dias de prova estiveram presentes 500 atletas

A obtenção, por parte de dois atletas, dos mínimos necessários para a participação nos Mundiais foi o ponto alto desta jornada desportiva. Com uma organização conjunta entre a Associação de Atletismo de Castelo Branco (AACB) e a Câmara Municipal da Covilhã (CMC), esta actividade trouxe perto de 500 desportista ao centro do país.
Um número que poderia ser ainda mais elevado, segundo os responsáveis. Todavia, os critérios de selecção fizeram com que fossem chamados à Covilhã, “os melhores praticantes das várias modalidades”. Durante os dois dias em que decorreram as provas, 26 e 27 de Junho, o público esteve sempre presente, em número considerável. Mesmo com as temperaturas a registarem valores elevados, “houve sempre gente a assistir às provas”, sublinham os responsáveis.

Mundiais são próxima paragem

De entre os 500 participantes, apenas dois desportistas são do distrito de Castelo Branco. Hélio Barreto, do Grupo de Convívio e Amizade das Donas, que participou nos 3000 metros obstáculos e Tiago Rato, do Grupo Desportivo da Mata, a competir no salto em comprimento. Desportistas que competiram com representantes dos maiores clubes portugueses, como o Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal. O atleta das Donas obteve um boa classificação na sua prova, conseguindo o segundo melhor tempo. Uma prestação que lhe conferiu o título de vice-campeão com um tempo de nove minutos, 33 segundos e 44 centésimos. Em mais baixa forma esteve o representante do Desportivo da Mata. Tiago Rato, ficou-se por um modesto 13.º lugar na prova de salto em comprimento. Esta, como outras actividades, de onde se destacam as corridas de velocidade, de fundo e meio fundo, os lançamentos do peso, disco, martelo e dardo e os saltos em altura e com vara, decorreram à margem das provas principais.