Por Daniel Sousa e Silva


Manuel Frexes (à esquerda) vê a Instituto Superior de Turismo como "uma certeza"

Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, garantiu, na semana passada, que a sua cidade vai mesmo receber um Instituto Superior de Turismo.
O autarca afirmou que a ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria Graça de Carvalho, “deu esta semana a resposta favorável à criação de uma Escola Superior de Turismo na cidade”, tornando-se a sétima escola do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Após a criação de uma empresa municipal para gerir a actividade turística no concelho, a Fundão Turismo, o edil fundanense considera que a futura instituição de Ensino Superior pública é “mais uma importante peça” na aposta feita na área do turismo.
”Pretendíamos ter os primeiros cursos em funcionamento no ano lectivo de 2005/06”, contou o presidente da Câmara do Fundão, mas adiantou que “só deverá ser possível a abertura em 2006/2007, acrescentando que, numa primeira fase, a Escola Superior poderá funcionar “em instalações provisórias, mas é vontade da autarquia que os cursos venham a funcionar em instalações construídas de raiz para o efeito”.
O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Valter Lemos, lembrou que a criação da nova escola necessita da aprovação de um decreto-lei governamental, a aprovar pelo Conselho de Ministros. “Não ficou definido quando é que o Executivo vai operacionalizar a criação, mas esperamos que seja rapidamente”, explicou.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco dispõe actualmente de seis escolas superiores - Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia -, com um total de 4700 alunos.