Rui Pestana debruçou o seu estudo na interactividade entre treinador e desportista
Mestrado em Ciências do Desporto
A ginástica da comunicação

Descortinar o peso desportivo das mensagens verbais e não-verbais envidas por um treinador ao seu atleta é o objectivo deste estudo. A interdisplinariedade entre o desporto e a comunicação também é referência.


Por Eduardo Alves


Para o público em geral, as palavras e os gestos enviados pelo treinador ao desportista, não passam de mero apoio. Gui Duarte Meira Pestana, autor da tese de mestrado em Ciências do Desporto intitulada “O sucesso comunicativo no desporto – estudo do feedback do treinador e do desportista no ensino das actividades desportivas”, tenta explicar melhor todo o assunto.
A transmissão de informação ao desportista, quer no período dedicado à sua preparação física, quer no decorrer de qualquer prova ou competição, revela-se essencial para a obtenção de bons resultados. Uma das principais conclusões avançadas por este estudo. De entre as várias formas de comunicação, o autor refere que “existe um vasto campo comunicacional”. Isto porque, “nem só as palavras são utilizadas neste tipo de comunicação”, frisa Gui Pestana.
Trabalhado mais em termos de quantidade, o estudo contempla dois campos de observação. No que respeita aos treinadores observados, o autor analisou o trabalho de treinadores com formação superior e treinadores sem este tipo de formação. O que levou Gui Pestana a concluir que os treinadores licenciados “enviam para os seus desportistas um maior números de informações”, comparativamente com treinadores não licenciados.
Esta comunicação, que pode abranger vários pontos da performance desportiva, quanto mais se fizer sentir melhores resultados alcança. Sintetizando, “obtêm-se melhores classificações, quando existe um maior número de informações enviadas pelo treinador ao desportista”, se bem que esta não seja uma forma generalizada. Este feed-back comunicacional, que se avalia mediante o número de mensagens do emissor e o aumento de performance do desportista pode ser fundamental no alcançar de bons resultados. A temática apresentada nesta tese encontra no ex-treinador do Futebol Clube do Porto, José Mourinho, “uma figura exemplar”. Segundo Gui Pestana, o espírito de comunicação, “quase constante” de Mourinho, também levou a que a equipa de futebol se sagrasse campeã nacional.
Neste mestrado o júri foi constituído por Fernando Franco de Almada, professor associado da Universidade da Beira Interior, João Carlos Ferreira Correia, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Eduardo Jorge Santos Esperança, professor auxiliar da Universidade de Évora, este também como arguente. A nota final atribuída ao autor da tese foi de bom com distinção.