Paulo Serra

O país dos paradoxos


Se tivesse de dar um cognome ao Portugal de hoje, chamar-lhe-ia “o país dos paradoxos”. Para não enfadar o leitor com os milhares de exemplos que poderia aqui deixar, vou referir-me apenas a um deles. O actual Governo – ou será já ex-governo? – fez do combate ao défice o seu grande e quase único objectivo. Nas várias medidas concretas para o combate a esse défice situava-se o redimensionamento da rede do ensino superior. Havia instituições de ensino superior a mais, cursos a mais e alunos a menos, dizia-se. E, em muitos aspectos, não sem razão – embora sem indicar as razões dessa razão, a maior parte das quais remonta à “política” (?) de ensino superior do governo de Cavaco Silva - exactamente o mesmo que mandou construir os IPs ao lado dos quais se constróem, agora, auto-estradas.
Eis senão quando o país é surpreendido com o anúncio da criação de uma Universidade Pública em Viseu – em Viseu, pasme-se, que já tem três instituições do ensino superior.
O argumento publicamente invocado por Durão Barroso, para tal criação, foi o de que se tratava (trata) tão-só do cumprimento de uma promessa eleitoral. Mas contra esse argumento bastaria lembrar que, e para referir apenas este aspecto, também a redução dos impostos foi uma promessa eleitoral, e das não menos importantes.
Mas como um paradoxo nunca vem só, os jornais da última semana noticiaram que o site do Ministério da Educação prevê a criação de mais um série de Escolas de Ensino Superior um pouco por todo o país (não verifiquei se a pequena aldeia onde nasci também é contemplada, mas é muito possível).
Poder-se-á invocar, em relação à criação destas Escolas, que elas são indispensáveis para um desenvolvimento mais equilibrado do país, e que se trata, por conseguinte, de “investimento público produtivo”. Mas esse é um dos principais argumentos que o actual governo responsabiliza pelo défice que afirma querer combater – pelo que não fará muito sentido invocá-lo.
Há, é claro, uma forma de explicar os paradoxos anteriores – e muitos outros que hoje por aí andam à solta. Diríamos, adaptando um célebre dito de Pascal, que a política tem economias que a economia desconhece. Por outras palavras: parece hoje cada vez mais evidente que a verdadeira justificação da invocação do “défice” e do “combate ao défice” não é económica, mas política – trata-se, em sentido pleno, daquilo a que, no seu tempo, Marx chamava “economia política”. Em linguagem mais comum: lá ele haver défice, há; resta é saber para quê e para quem...