A capital da sardinha assada







Portimão








Por Nélia Sousa

Descobrir Portimão é confrontar-se com uma cidade cosmopolita detentora de um passado ligado fortemente às riquezas do mar. De grandes tradições piscatórias, Portimão possuía um dos maiores portos do Algarve, de onde saíam os produtos locais como o peixe, o figo, o azeite e o vinho. Dessa intensa actividade piscatória pouco resta a não ser as histórias encerradas nas paredes das decrépitas fábricas de conservas de peixe, o principal motor económico de Portimão nos finais do século XIX e inícios do século XX. A produção de conservas foi uma indústria muito significativa em Portimão, atraindo industriais franceses, italianos e espanhóis. O português João Júdice Fialho foi uma das grandes figuras da indústria das conservas em Portimão. Hoje a cidade vê no turismo e na pesca as suas principais actividades económicas.
Uma boa via para chegar a Portimão é sem dúvida o comboio, cuja estação fica mesmo junto à cidade. A partir daí é seguir a Rua João de Deus e depois deixar-se guiar pelas dezenas de montras que decoram a Rua do Comércio, a artéria principal da cidade que encerra magníficas moradias decoradas com azulejos. Na esquina da Rua do Comércio encontra um edifício de linhas austeras e majestosas, mandado construir por voto de Diogo Gonçalves, fidalgo enriquecido no Oriente. Trata-se do Colégio dos Jesuítas, ponto de passagem obrigatório para os amantes da arquitectura e da história. Na Rua Machado dos Santos suba a escadaria que o leva ao interior da igreja da Nossa Senhora da Conceição datada do século XVI e reedificada após o terramoto de 1755. Do edifício original possui o belíssimo portal gótico, com capitéis dourados e gárgula.
Aventure-se pelas ruas estreitas profundamente marcadas pela presença árabe na região e aprecie alguns dos sumptuosos palácios senhoriais como é o caso do Palácio de Bívar- onde estão instalados os paços do concelho - e do Palácio Sárrea que marcam toda uma época rica e abastada. O convento de São Francisco, junto ao Rio Arade, e a Capela de São José são outros locais dignos de visita. A cidade não é rica em edifícios históricos, pois só entre 1467 e 1475 recebeu a categoria de vila e só em 1924 foi elevada a cidade pelo seu filho mais ilustre, Manuel Teixeira Gomes, que enquanto Presidente da República lhe concedeu esse título.
O Museu Municipal, edificado na antiga fábrica de conservas Feu, faz a ligação entre o passado e o presente guardando no seu interior um valioso espólio arqueológico, industrial e etnográfico. Em 2001 é formado o Núcleo de Arqueologia Subaquática constituíndo uma valência pioneira ao nível das estruturas museológicas nacionais, sendo igualmente incorporado nas colecções do Museu importante espólio subaquático do Rio Arade que vão desde ânforas romanas até utensílios inteiros do século XVI, passando pela cerâmica árabe.
Se escolher Portimão como destino de férias saiba que este ano a cidade adiantou-se a Lisboa e foi a escolhida para estrear a exposição internacional World Press Photo 2004. A mostra pode ser vista até 11 de Julho na zona ribeirinha da cidade. Paralelamente, estarão em exibição no mesmo espaço os trabalhos vencedores do 4º prémio Visão de Fotojornalismo deste ano. Um bom motivo para visitar Portimão.

A rainha da cozinha

Mas nem só de turismo vive Portimão. O cheiro a sardinha assada que inunda o ar da cidade é motivo de romagem de dezenas de pessoas que nos meses de Verão à tardinha percorrem a zona ribeirinha até aos vários restaurantes espalhados junto à doca, entre a ponte viária e ferroviária. Saborear a gorda e prateada sardinha lavada no mar e assada ao lume lento do carvão, comida sobre uma fatia de pão e guarnecida com uma farta salada de tomate, pepino e pimentos é na realidade o maravilhoso pitéu de Portimão. A faca e o garfo dão lugar às mãos que depenicam a melhor sardinha do Algarve e do país.
Todavia a boa mesa de Portimão não se resume unicamente à boa sardinha, há igualmente as típicas cataplanas e caldeiradas de peixe, feijoada de búzios, as amêijoas à portimonense, o refrescante arjamolho e mais para o interior são as carnes que substituem o afamado peixe. A galinha cerejada, o cozido de grão, os caracóis cozidos com muitas ervas aromáticas são alguns dos petiscos que fazem as delícias de qualquer amante da boa cozinha. Acompanhe com alguns vinhos da região, como o vinho Lagoa ou Porches. A completar, os doces típicos algarvios. Morgados de figo e de amêndoa, Dom Rodrigos, bolas de ovo e figos cheios reflectem a secular tradição doceira do Algarve do casamento do figo com a amêndoa, tendo o ovo e o açucar por padrinhos.

Encantos naturais

O sol, o mar, os longos areais dourados a perder de vista combinam harmoniosamente com as falésias ocres e argilosas e os vastos rochedos, envolvendo o local numa atmosfera única e digna de registo num dos muitos quadros pintados pelos amantes desta arte que exibem orgulhosamente os seus trabalhos nas diversas ruas de Portimão. A praia da Rocha é a maior atracção da cidade e o destino de férias por excelência de quem procura uns dias de descanso e puro lazer.
Lojas de artesanato, hotéis, aldeamentos turísticos, casino, bares e discotecas, e a recente marina são a prova de que a cidade encontra-se virada para o desenvolvimento turístico pautado pela qualidade e excelência .
Para quem gosta de recuar no tempo e reviver histórias de piratas e corsários o melhor é dar um saltinho à Fortaleza de Santa Catarina e aí avistar o deslumbrante pôr-do-sol ao sabor de uma bebida refrescante. A fortaleza foi mandada construir no reinado de Filipe III num local onde já existia a ermida de Santa Catarina cujo portal, do gótico primitivo, ainda subsiste. Construída na margem do rio Arade, a sua edificação revelou-se de enorme importância estratégica. A fortaleza ficou sujeita a grandes estragos resultantes do terramoto de 1755, o que implicou a existência de um projecto de remodelação no qual se reforçaram as muralhas, através do aumento dos muros exteriores. Constitui um miradouro privilegiado do mar, do rio, das praias e falésias.
Ao fim da tarde regresse a Portimão, e se já não lhe apetece andar alugue uma das 200 bicicletas, designadas de "Biclas", que a câmara pôs à disposição da população. Este serviço funciona junto à Capitania do Porto de Portimão e permite-lhe apreciar a paisagem circundante da zona ribeirinha sem poluir o ambiente.
Se é amante dos desportos náuticos então saiba que encontra em Portimão um dos centros de “big game fishing” que lhe oferece a oportunidade de capturar combativos espadartes e outros peixes de grande porte. A vela, o windsurf, parasailing, esqui aquático, mergulho são desportos oferecidos pelas estruturas de apoio das praias.
Quando as férias estiverem mesmo a terminar não se esqueça de recordar o Algarve trazendo consigo cestos de vime, capachos, rendas e bordados ou peças de barro decorativas que os artesãos de Portimão tão bem sabem produzir.