I Divisão Distrital
Paul desiste

NC / Urbi et Orbi


Depois de, num primeiro prazo, que apontava para o dia 14 de Junho, algumas equipas da primeira e segunda divisão distrital não terem feito a sua inscrição nos respectivos campeonatos, como era o caso do Unhais da Serra, Belmonte e Paul, havia no entanto uma segunda hipótese para o fazerem, até ao passado dia 30, mas com pagamento da respectiva multa. Uns fizeram-no, mas outros não. E assim, para o ano, o distrital da primeira divisão vai ficar mais pobre, já que o Paul não inscreveu a respectiva equipa sénior. A confirmação foi dada por Carlos Farromba, da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), que diz que até esta data também o Belmonte ainda não tinha procedido à inscrição e que neste momento a hipótese destas duas equipas ainda participarem "são muito remotas", já que uma decisão destas teria que ter o aval da direcção da AFCB. Porém, os belmontenses, até final da passada semana, ainda moveram diligências junto da AFCB para inscrever a equipa e acabaram por fazê-lo em cima da hora.
Recorde-se que esta primeira divisão distrital tem sido alvo, este ano, de algumas desistências. Primeiro foi a ADE a não querer participar na Terceira Divisão Nacional, o que "obrigou" a uma redefinição do campeonato, já que o Moradal foi convidado a subir de divisão, o que aceitou, e abriu assim uma vaga na primeira distrital, que passará a ser ocupada pelo Valverde, que tinha terminado em terceiro lugar na segunda divisão. Com a confirmada desistência do Paul, segundo Farromba, uma equipa do segundo escalão deverá ocupar a vaga entretanto deixada em aberto. Por isso, quem está na calha, tendo em conta a classificação da época anterior, são o Desportivo de Castelo Branco e o Orvalho.

"Segunda corre o risco de ser muito pequena"

Porém, com estas alterações, um outro problema se coloca à AFCB: que equipas e quantas irão participar no distrital da segunda divisão? Carlos Farromba admite que este escalão "perde bastante" e que o campeonato "corre o risco de ser muito pequeno". Agora, a direcção da Associação irá analisar este caso, não estando de fora a hipótese de o campeonato ser disputado, tal como em alguns escalões jovens, a quatro voltas.