Segundo a autarquia, a feira é uma oportunidade para que diversos produtores mostrem o que de melhor têm e sabem fazer
Penamacor
Feira de Actividades Económicas
apresenta o melhor da raia


Durante o passado fim-de-semana, a Feira de Actividades Económicas mostrou o que de melhor se produz no concelho raiano. Cerca de 115 expositores no certame e a presença dos Delfins e Vitorino, para animar a festa. Como complemento a toda a iniciativa, houve também, tourada.


NC /Urbi et Orbi


Cerca de 115 expositores marcaram presença na Feira das Actividades Económicas de Penamacor, inaugurada pelo secretário de Estado da Administração Local, Paulo Pereira Coelho.
A anteceder a abertura do certame, teve lugar, nos Paços do Concelho, um seminário subordinado ao tema "Desenvolvimento e Sustentabilidade do Concelho". Com um investimento a rondar os 160 mil euros, a feira para além dos seus tradicionais produtos regionais, o artesanato e a área agrícola, contemplou também a área musical, onde os Delfins, Vitorino e José Carvalho e a dupla romântica Lucas e Mateus, subiram ao palco.
A tauromaquia não foi esquecida pela organização com a realização da III corrida de touros, no dia 10 de Julho, com a presença dos cavaleiros Victor Ribeiro, Ana Batista e Brito Pais e ainda os forcados amadores de Portalegre e de Coimbra, que lidaram seis touros da Ganadaria Marquês da Graciosa. E pela primeira vez na história deste evento, decorreu no dia da sua abertura, nos Paços do Concelho, uma exposição de artes plásticas. Trata-se de um trabalho de enorme relevo com obras dos mestres portugueses, Júlio Pomar, Carlos Botelho, Almada Negreiros, Hogan e Manuel Cargaleiro. Esta mostra só foi possível graças a Armando Martins, natural do concelho e grande coleccionador de arte, que sempre manifestou a disponibilidade em tornar público o que até aos dias de hoje era seu espólio particular.

Apostar no melhor do concelho

Ilídia Cruchinho, vereadora da cultura, salienta que "esta é uma aposta da câmara para que os expositores possam ter a oportunidade de mostrar o seu trabalho, não esquecendo a essencial animação que ao longo destes dias pretendemos dar à população e a quem nos visita".
Neste certame, esteve patente junto ao ex-quartel, uma Mostra de Gado, com algumas raças existentes no concelho, entre elas a Churra do Campo. António Cabanas, vice presidente da Câmara Municipal de Penamacor, recorda que "esta é uma raça que teve, em tempos, grande importância na região, mas que foi sendo substituída com a introdução de raças exóticas, mais produtivas". O Desfile Etnográfico Concelhio reuniu no domingo, 11 de Julho, as 12 freguesias que estiveram presentes com tudo aquilo que as caracteriza. A animação de rua a cargo do grupo "Bardoada" e do grupo de "Teatro Joana", marcou também uma presença constante nestes dias, com destaque para o dia 10 de Julho, com o lançamento do livro, "Quadras soltas" de Luís Gonzaga Tavares.
O presidente da Câmara, Domingos Torrão, considera estes certames como "uma aposta para atrair turistas para o concelho, pelo que temos de potenciar este tipo de eventos e outros que vimos realizando".