Por Eduardo Alves



A nova licenciatura da UBI vai reunir dois campos científicos, a arte e a engenharia

A forma e a aparência tornaram-se parte fundamental de qualquer produto. Todos os ramos industriais, que transformam ou produzem matérias, contam hoje com equipas ligadas ao design e à criação dos novos produtos. Este, entre outros, é o alvo dos futuros licenciados em Design Industrial da UBI.
O mais recente curso que a Universidade da Beira Interior (UBI) vai abrir é Design Industrial. Com um total de 22 vagas propostas ao ministério que tutela o Superior, os responsáveis pela instituição esperam começar a preencher uma lacuna existente na região e um pouco por todo o País.
Para o reitor, Manuel Santos Silva, “esta licenciatura é de extrema importância”. O seu carácter de banda larga, conferido pela vasta abrangência de áreas profissionais, antevê um futuro “quase garantido a todos os que optarem por este tipo de formação”. O aparecimento do Design Industrial na UBI faz, para Santos Silva, “todo o sentido”. Esta ideia é defendida em duas vertentes. A das saídas profissionais, com a absorção dos futuros licenciados por parte das indústrias, e também a criação de empresas, por parte dos próprios licenciados, tendo em vista o desenvolvimento de produtos. A estas razões acrescenta o reitor da UBI, “um corpo docente qualificado” nas diferentes áreas científicas onde se desenrola o novo curso.

Entre a criação e a engenharia

Integrada no Departamento de Comunicação e Artes, esta nova licenciatura abrange outros campos científicos, nomeadamente o das engenharias. Santos Silva sublinha que “a qualidade dos docentes e o enquadramento deste novo curso nos saberes-base já existentes na UBI foi uma preocupação de primeira ordem”. Isto porque “o Design Industrial vai contar com várias estruturas de suporte”. A interdisciplinaridade vai marcar esta licenciatura. Um cruzamento entre as engenharias, na sua vertente mais industrial, e o design, no campo da concepção e desenvolvimento de um produto, formam o currículo disciplinar deste curso. A «crescente procura», no mercado de trabalho, «de licenciados neste campo» leva a que os responsáveis augurem um futuro promissor à nova licenciatura que faz a ponte entre as artes e as engenharias.

UBI cresce em número de vagas

A proposta enviada ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior avança com um aumento no número de vagas, relativamente ao ano lectivo transacto. Recorde-se que a UBI abriu, em 2003/04, 1076 vagas, distribuídas por 31 licenciaturas. Outra novidade proposta para o próximo período de aulas é a abertura de dez vagas do curso de Engenharia da Produção e Gestão Indutrial. Esta licenciatura viu o seu número de vagas ser anulado, no passado ano lectivo, mas em 2004/05 volta a ser ministrada na UBI. Para o presente ano lectivo de 2004/05, segundo a reitoria, o número de vagas totais vai aumentar para um total de 1105, mais 29 que no ano transacto. Números que foram dados a conhecer ao ministério da tutela através proposta, e que “em princípio serão os oficiais”, acrescentam.




Proposta de vagas pela Universidade da Beira Interior ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior para o ano lectivo 2004/2005



Arquitectura - 48
Bioquímica - 45
Ciências da Comunicação - 44
Ciências do Desporto - 60
Cinema – 35
Design Industrial - 22
Design Multimédia - 30
Design Têxtil e do Vestuário - 30
Economia - 45
Engenharia Aeronáutica - 35
Engenharia da Produção e Gestão Industrial - 10
Engenharia Civil - 70
Engenharia Electromecânica - 20
Engenharia Electrotécnica - 18
Engenharia Informática - 65
Engenharia Mecânica – 18
Engenharia Química - 25
Engenharia Têxtil - 14
Filosofia - 30
Física e Química (Ensino de) - 15
Gestão - 60
Informática (Ensino de) - 15
Língua e Cultura Portuguesas - 25
Marketing - 35
Matemática (Ensino de ) - 20
Medicina – 80
Optometria e Optotecnia (Física Aplicada) - 45
Português e Espanhol - 20
Português e Inglês - 20
Psicologia - 36
Química Industrial - 30
Sociologia - 40