Por Eduardo Alves


Algumas crianças apresentam sinais de alergia em relação ao látex, sintomas "que nem sempre são bem interpretados"

O látex, como borracha natural, reúne características invulgares levando a que seja uma das substâncias mais utilizadas no dia-a-dia, em diferentes campos. A sensibilidade, por parte de crianças atópicas e não atópicas, a este tipo de material, foi a base do estudo da tese de mestrado apresentado por Arminda Maria Miguel Jorge.
As crianças que se deslocaram às consultas de alergologia, do Hospital Pêro da Covilhã foram propostas para este estudo. A autora lembra que o látex é uma substância que está em muitos objectos utilizados no quotidiano. Sendo uma borracha, com algumas especificidades, poderá ser fonte de alergias. Com as quais nem sempre são tomados os devidos cuidados. Repensar todo o processo de utilização deste tipo de substâncias, principalmente em crianças que são submetidas a cirurgias é uma das conclusões desta tese, bem como pensar nas alergias que o látex provoca.
Este estudo, pelo seu cariz pioneiro, encaminha-se para a publicação e lançamento em livro. Como júri das provas estiveram Félix Lorente Toledano, professor catedrático da Universidad de Salamanca, Filipe Fernando da Cruz Inácio, professor associado da Universidade da Beira Interior, e arguente e também Luís Manuel Taborda Barata, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior. O resultado dado a este trabalho foi de muito bom.