O Despertar da Mente

 






 

 

 

 

 

 

 

 

 


de
Michel Gondry

 

 


Jim Carrey é Joel Barish, um homem tímido e depressivo que sente uma atracção imediata quando conhece o seu oposto, a hiperactiva Clementine (Kate Winslet). Ambos começam uma relação, mas as diferenças que inicialmente os atraem acabam por tornar-se insuportáveis. Joel não consegue acompanhar o ritmo de Clementine e esta, por sua vez, sempre aventureira, não admite a passividade do companheiro. Escusado será dizer que a relação acaba por terminar e Clementine avança para um tratamento revolucionário que irá retirar da sua memória todos os momentos vividos com Joel, algo que ele não consegue aceitar submetendo-se também ao mesmo tratamento.
No entanto, o processo é invertido e acaba por complicar-se. Em vez de Joel esquecer Clementine, passa a colocá-la nas situações da sua vida em que ela não esteve presente. Este filme realizado por Michel Gondry apresenta um Jim Carey muito diferente do que estamos acostumados a ver e que por vezes caía no ridículo.
"O Despertar da Mente" é um filme cómico, que tem a questão da memória como ponto principal da trama, bem como a importância que lhe atribuímos, sejam elas boas ou más. A película apela à atenção dos espectadores, uma vez que não se desenvolve uma narrativa linear, misturando passado e futuro, e envolvendo recordações com momentos presentes
.

Site Oficial