Por José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


Com a iniciativa "Pianista Errante", a associação quer chegar mais perto das pessoas, sobretudo nos meios rurais

A Associação de Belgais, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, vão promover um vasto leque de actividades culturais para animação das várias freguesias do concelho.
O director artístico do Centro de Estudos das Artes de Belgais, Carlos Semedo, considera que "as actividades previstas para este período vão ser realizadas na rua para que o seu impacto seja desenvolvido de uma forma directa junto das pessoas".
Estes eventos que resultam de um protocolo de cooperação estabelecido entre Belgais, a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Caja Duero, para a promoção de "actividades musicais, teatrais, dança e woorkqshops", com uma abordagem que, segundo o responsável artístico, é composta por dois vectores: acção na rua e a utilização de grupos da região.
Do "cartão de visita da cidade", para o Monte do Indío, onde "Ao Sábado no Monte", terão lugar a actuação da Banda de Tinalhas nos dias 24 e 31 de Julho. Para além destas bandas, actuarão neste local, os grupos de música tradicional, Ventos da Líria, que vai até ao parque da cidade para, nas noites quentes de Agosto, fazer a delícia dos bons apreciadores deste género de música.
A grande novidade é avançada por Carlos Semedo: a peça "O Pianista Errante". "Trata-se de um pianista que ao volante de um tractor vai apresentar-nos nos locais mais inesperados não só da cidade de Castelo Branco, como também em Alcains, Póvoa do Rio de Moinhos e Ninho do Açor. O pianista vai "carregar" no travão do seu tractor, para depois apresentar o seu concerto", revela o director artístico, reforçando que "esta ideia pretende tirar o peso de algumas pessoas de uma certa
informalidade, procurando deste modo chegar mais perto das mesmas".
Em Belgais, nos dia 24 de Julho, às 20 horas, será apresentado "Galileu Galilei", um espectáculo com teatro, recitação, música da época (Claudio Monteverdi) com madrigais encenadas pela Camerata Fiorentina.Também em Belgais, dia 24, às 20 horas, decorrerá um espectáculo intitulado "Planícies Alentejanas", com tocadores de viola campaniça, cantores, Grupo Coral Alentejano e surpresas.
A sétima arte não foi esquecida neste programa de actividades culturais. Deste modo, haverá a 29 de Julho (O Planeta do Tesouro) às 18 horas, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco.
No dia 4 de Setembro, haverá um concerto de angariação de fundos para a recuperação de Belgais, (afectada por um incêndio ocorrido recentemente), com um recital em que participará a pianista Maria João Pires.