Rui Reis e Renato, ex-jogadores da ADE, saem do Manteigas e vão para o Penamacor
Distrital
Transferências já começaram

O distrital da primeira divisão inicia-se em Setembro, pelo que o mês de Agosto é já de treinos e preparação. As equipas, por isso, já começam a compôr os seus plantéis. Na dança das contratações, ADEP, Unhais e Fundão são os que estão mais adiantados.


NC / Urbi et Orbi


O distrital da primeira divisão inicia-se, segundo o calendário provisório da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), no dia 12 de Seetembro, pelo que o sorteio para esta prova está aprazado para 16 Agosto, bem como o sorteio para a primeira eleminatória da Taça de Honra, que está marcada para 3 de Outubro. Por isso, é natural que já há algum tempo que a maioria das equipas do distrital já esteja a preparar os seus plantéis, pois os treinos irão iniciar-se já no próximo mês. Uns, estão mais adiantados, outros nem por isso, já que alguns conjuntos estiveram bastante tempo para decidir se participavam ou não no campeonato.
Dos dados até agora conhecidos, é possível verificar que, face à não participação da ADE e com a consequente subida do Moradal, à partida, equipas como a ADEP, de Penamacor, o Fundão, Caria e Unhais da Serra podem ser apontadas como algumas das favoritas à vitória final. E com a aposta que têm feito em termos de contratações, essa ideia fica ainda mais reforçada.
A ADEP sofreu algumas alterações, mas foi buscar jogadores com algum peso no distrital. Assim entra na equipa treinada por Mário Pereira quatro jogadores que tinham ido com Tó Real para o Manteigas, casos de Rui Reis, Renato, David Nogueira e Picas. Do Fundão chegam André e Bruno Nogueira, e do Moradal chega Óscar. Quanto a saídas, são quatro: Tabarra, para o Moradal, Caronho, para o Pedrógão, Costa, para o Cariense e Luzio, que irá representar o Fundão. O Oleiros, que na temporada transacta ficou em terceiro lugar, aposta na base da equipa, e foi buscar Cunha, ao Boa Espesrança, David, ao Cebolense, Castanheira e Nuno ao Orvalho, bem como um novo treinador, António Varão. Quanto a saídas, apenas três, para além do técnico: Tiago Mota (Moradal), Carronda (Orvalho) e Paulo Rodrigues.
Na bolsa de apostas para o título surge, também, o Fundão. Uma equipa que sofreu várias mexidas, com as saídas de Daniel e Spranger (Moradal), Ascenção (Teixosense) e Bruno Nogueira (ADEP). Porém, entraram muitos elementos novos, quatro deles da extinta ADE (Tiago Félix, Caniço, Pedro Ferreira e Zé Mateus), dois do Belmonte (Daniel e Gabriel Vaz Alves), David Marques (Paúl), Tiago e João Cruz (Salgueiro) e Luzio (ADEP). Segundo o chefe de departamento de futebol do clube, a aposta é a manutenção, mas "nós queremos ser campeões se nos deixarem". Também o Unhais aposta forte neste regresso à primeira divisão, e apesar de três saídas (Claúdio, para o Covilhã, Acácio para o Moradal e Geraldes, para o Teixense), foi buscar três atletas à ADE (Neves, Ricardo Morais e Ricardo Silva), dois a Pedrógão (Rui Marques e Luís Amaro), Ventura (Manteigas), Vasco (Salgueiro) e Sérgio Garcia (Paúl).
Numa segunda linha, sem se definir como favorito, mas com um bom plantel, surge o Cariense, que mantém a maioria dos jogadores da época passada e que foi buscar Paulo Costa à ADEP e Carvalheira a Manteigas. O Sernache, que no ano passado fez bons jogos, reforça-se com dois jogadores do Cabeçudo, Fernando e Paulo Lopes, mas deixa sair um dos seus melhores valores, Mpasso, que vai jogar na terceira divisão nacional, no Sertanense. O Teixosense e o Pedrógão, que passaram por maus bocados no ano passado, pretendem uma época mais tranquila. Os teixosenses ficam com Capelas a comandar a equipa e reforçam-se com João Pedro, Felizardo e Telmo (todos da ADE), Pais (Paul), Ascenção (Fundão), Geraldes (Unhais), Claúdio (Manteigas), João Bruno (Belmonte) e Patrik Matos (Cariense. Os de Pedrógão vão buscar Xinai (Cariense), Pedro e Gonçalo Ferraz (Paul) e Caronho (ADEP).
Quanto ao Belmonte e Cabeçudo, demoraram a definir os seus plantéis e apenas se sabe que a maioria dos atletas da época passada ficam. Quanto a reforços, nada. O Paul, já se sabe, desiste, e os dois novos clubes vindos da segunda, o Escalos de Baixo e Valverde, vão se apetrechando aos poucos. No Valverde, Monteiro e Ângelo, vindos do Fundão, e Gouveia, do Unhais, são os novos elementos.