A Câmara de Penamacor entende ser fundamental uma ligação rápida do concelho à A23
Penamacor
"Ligação à A23 é fundamental"

No dia em que foi inaugurada a Feira de Actividades Económicas, o autarca local, Domingos Torrão, lembrou a necessidade de uma ligação do concelho à A23. Feliciano Barreiras, membro do Governo, prometeu estar atento às reivindicações.


Por José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, inaugurou a Feira de Actividades Económicas de Penamacor.
O certame contou com a presença de 115 expositores, num investimento que rondou os 160 mil euros. O presidente da Câmara Municipal, Domingos Torrão lembrando ao governante que "embora hoje na seja um dia fácil para o País pendente da decisão presidencial", recordou que desde a realização da última feira, visitada pelo secretário de Estado Adão e Silva, "já conseguimos pôr a funcionar o Centro de Saúde durante 24 horas, não esquecendo a promessa do governante em rever a lei das termas, que foi cumprida, facto que significa que vale a pena virem membros do Governo ao Interior profundo, muito próximos da raia espanhola".
Dirigindo-se a Feliciano Barreiras, o autarca apelou para que "a Administração Central olhe mais para este concelho, naquilo a que se refere às acessibilidades, em que a ligação a Espanha e à A23 é fundamental, sendo necessário que estas vias se construam".
Domingos Torrão, lembra que "apesar do magro orçamento do executivo, temos feito obra não só na requalificação do património, como na abertura de acessibilidades, como foi o caso entre a Talisca e o Salvador, em que o projecto decorreu, lançamos mãos à obra, apresentamos a candidatura ao Interreg, só que não recebemos dinheiro algum, pelo que há que reflectir sobre a forma como os fundos comunitários têm estado a serem encaminhados para as autarquias".
O secretário de Estado, recordando a sua expereriência de autarca, frisou que "fiquei sempre com a consciência que quem tenha responsabilidades a nível do Poder Central, não se deve esquecer que há muito autarcas que têm dificuldades em trabalhar na resolução dos problemas das populações", sendo disso exemplo Penamacor. "O trabalho que aqui vem sendo realizado é bastante positivo" salienta o governante.
Relativamente às reivindicações apresentadas, Feliciano Barreiras reconhecendo "não ser matéria da pasta que dirigo, pode ter a certeza que transmitirei as suas preocupações junto do Governo".