“Operação Portugal Seguro III”
Seis jovens detidos por consumo e tráfico de droga

O aumento da segurança é o principal objectivo da “Operação Portugal Seguro III”. O início da acção que se prolonga até 20 de Setembro foi algo atribulado no distrito de Castelo Branco.

"A PSP de Castelo Branco deteve, na passada sexta-feira, 16, sete jovens, com idades entre os 16 e os 27 anos, por suspeita de consumo e tráfico de droga. Uma acção que decorreu no âmbito da “Operação Portugal Seguro III” que teve início nesse mesmo dia em todo o país.
Em comunicado de imprensa, o comandante distrital, subintendente Martins Cruz, informou terem sido apreendidas 128 doses de droga. Seis jovens foram notificados para comparecer na Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência por indícios de consumo de droga e o outro ficou detido e vai ser presente a tribunal por suspeitas de tráfico.
Ainda durante a "Operação Portugal Seguro", foram fiscalizadas 204 viaturas em operações "Stop" e multados 13 condutores, quatro por excesso de álcool e nove por infracções do Código da Estrada. Rusgas a 15 bares resultaram ainda em multas aplicadas a cinco proprietários. Na cidade da Covilhã, a mesma operação resultou na detenção de um homem de nacionalidade ucraniana por conduzir com taxa de alcoolémia superior a 2,00 g/l e por não ter autorização de residência em Portugal.
A Operação Portugal Seguro vai prolongar-se até ao próxim dia 20 de Setembro e pretende reforçar algumas áreas de fiscalização e prevenção, desde as zonas balneares ao trânsito. A nível regional, o objectivo é evitar assaltos, actos de vandalismo e ajudar na segurança rodoviária.
Ainda como objectivos, a PSP aponta o reforço policial das áreas comerciais, residenciais, balneares e turísticas, a fiscalização dos estabelecimentos nocturnos, de restauração e bebidas, e a prevenção rodoviária, nomeadamente através de operações STOP. As autoridades pretendem ainda fiscalizar locais de fabrico, armazenamento e comercialização de armas, munições e substâncias explosivas.