A UBI está entre as instituições que mais cresceu este ano
Vagas para o Superior
UBI regista crescimento

As vagas para o próximo ano lectivo, no Ensino Superior, foram tornadas públicas. Depois das propostas das diferentes instituições, o ministério decidiu as alterações. De registar as diferenças entre o ano transacto, no que diz respeito ao aumento ou decréscimo de vagas.


Por Eduardo Alves


A nível nacional, os estabelecimentos de ensino superior público disponibilizam 47 133 vagas. Lugares que se distribuem entre o ensino universitário, com 26 063 vagas, que representa 55 por cento do total e o ensino politécnico, este com 21 070, correspondentes a 45 por cento das vagas.
Dados tornados públicos através da página oficial do Ministério da Ciência e do Ensino Superior (MCES) na passada semana. Comparativamente ao ano de 2003, o número de lugares nas universidades e politécnicos aumentou em 725, o que representa um acréscimo de 1,6 por cento.
Segundo a mesma fonte, este crescimento situou-se, sobretudo, na área da Saúde. As licenciaturas desta área abriram mais 5 659 vagas que no ano de 2003. No caso específico da Medicina, o aumento foi de 169 lugares.

Subidas e descidas na Beira Interior

A Universidade da Beira Interior (UBI) regista um aumento de 29 vagas. Este estabelecimento universitário começa o ano lectivo de 2004/05, com uma nova licenciatura em Design Industrial, para a qual abre 22 vagas. Uma outra novidade situa-se no retorno de dez vagas no curso de Engenharia da Produção e Gestão Industrial (EPGI). Um aumento que não parece ter sido acompanhado pelas restantes instituições do Ensino Superior da região, os politécnicos de Castelo Branco e da Guarda. No caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), surgem cinco novas licenciaturas, em Serviço Social, Solicitadoria, Cardiopneumologia, Radiologia e Design de Interiores e Equipamentos. Assim, as 1 105 vagas atribuídas ao IPCB vão ser distribuídas pelos 29 cursos ministrados na cidade albicastrense. Já no caso do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o número de vagas por curso diminuiu. Isto porque o IPG apresenta as mesmas 359 vagas que no ano transacto, mas agora com duas novas licenciaturas, em Desporto e Gestão Hoteleira.