Nocturna da Malcata
Adelino Silva e Jorge Santos vencem

NC / Urbi et Orbi


Adelino Silva (CCD Condomar), em atletismo, e Jorge Manuel Santos (Cantanhede – Bicisport), em BTT, venceram a 8ª Nocturna da Serra da Malcata, Aventura Desportiva disputada na noite de 10 para 11 de Julho entre Sabugal e Penamacor.
A actividade percorreu algumas das estradas florestais e de asfalto que ligam os dois concelhos raianos pelas encostas e vales da Serra da Malcata, passando nas povoações de Malcata, Meimão e proximidades da Meimoa, este ano num percurso renovado que encurtou a prova para 45 quilómetros, mas que não lhe retirou a dureza que a caracteriza.
Adelino Silva viria a isolar-se à passagem dos 40 quilómetros, depois de se ter desembaraçado de António Martins (Gondomarense), o mais resistente de um grupo de seis corredores que seguiu compacto até perto dos 35 quilómetros, altura em que a selecção na frente da corrida se começou a fazer sentis com maior ênfase.
Com esta vitória, Adelino Silva mantém a tradição da Nocturna da Malcata em não ter um vencedor repetido nas oito edições já disputadas, feito que António Martins esteve bem perto de conseguir, depois do sucesso de 2002.
Nas duas rodas, a vitória apenas viria a decidir-se nos metros finais, com Jorge Manuel Santos (Cantanhede – Bicisport) a ser mais rápido que Alexandre Guilhoto e David Rebelo, ambos do Clube de Montanhismo da Guarda, apresentando-se mais frescos que os seus adversários no sprint final, depois da dura subida para Penamacor que antecede a recta da meta.
Ana Vieira (Obidos) e Célia Almeida (Cantanhede – Bicisport) venceram as categorias femininas respectivamente no atletismo e BTT.
A actividade contou com 118 participantes repartidos pelas categorias de atletismo, BTT e caminhada não competitiva, esta a ser realizada na distância de 28 quilómetros entre Meimão e Penamacor, coincidente com a parte final do circuito competitivo.
Após a chegada a Penamacor de todos os participantes, chegada essa animada pelos espectáculos que decorriam no âmbito da FACEP, e uma merecida noite de repouso para todos, a manhã de domingo trouxe ainda a surpresa de um passeio de BTT, num percurso com partida e chegada na Aldeia Histórica de Sortelha, cabendo aos restantes uma visita guiada a esta mesma aldeia, finda a qual houve lugar ao repasto final no Sabugal e à entrega de lembranças aos participantes na actividade.
A 8º Nocturna da Serra da Malcata teve organização da autarquias de Sabugal e Penamacor, INATEL (Guarda) e Terras de Aventura, e contou com o apoio da Reserva Natural da Serra da Malcata, GNR e Bombeiros de Penamacor e Sabugal, Escuteiros de Penamacor, Juntas de Freguesia de Malcata, Penamacor e Sortelha, Barcelona 92, Água Serra da Estrela e Sumol.