Novas estruturas
Futuro Complexo Desportivo
de Belmonte muda de local

Inicialmente apontado para a margem esquerda do Zêzere, o Complexo Desportivo de Belmonte vai mudar de local. Será construído perto da actual variante à vila. E já não contemplará um campo de treinos, mas apenas o principal, em relva sintéctica.

Por João Alves
NC / Urbi et Orbi


THá já algum tempo, os deputados da Assembleia Municipal de Belmonte levantaram a questão: como está o projecto do Complexo Desportivo da vila?
Recorde-se que o projecto de execução de arquitectura já estava pronto há muito tempo, o concurso público já tinha sido lançado e a autarquia apontava o primeiro trimestre deste ano para avançar com a obra. Mas o tempo foi passando e nada. Tudo devido a uma reformulação que a Câmara está a fazer neste mesmo projecto. Aliás, o próprio presidente da Câmara, Amândio Melo, avançou a alguns órgãos de comunicação social, na passada semana, que "estamos na fase de reformulação do projecto" e que "tínhamos mais infra-estruturas que as necessárias para a nossa realidade".
O projecto inicial está a ser alvo de uma grande mudança. A memória descritiva e justificativa do mesmo, há meses atrás, o que se previa era a construção do Complexo junto à margem esquerda do Zêzere, ou seja, na continuidade da zona de lazer que a autarquia pretendia criar naquele local, perto da praia-fluvial. No entanto, a empresa responsável pelo projecto, a Proengel, anotava que a solução apresentada "associa as condicionantes do projecto às caracterítiscas naturais do terreno em causa, ou seja, o sítio" e vincava que o terreno apresentava "uma topografia bastante irregular e muito acentuada em direcção ao rio". A empresa dizia também que "devido à configuração do terreno, e de comum acordo com a Câmara, o campo de treinos não tem a orientação mais correcta". Pelas mesmas limitações do terreno, "a bancada localiza-se a nascente do campo principal, não sendo possível implantá-la a poente, como seria desejável". Agora, porém, e segundo Amândio Melo, já não há dúvidas de que o campo principal terá relva sintéctica e isso "já não implica o campo de treinos". Ou seja, este deixa de ser construído, avançando apenas o campo principal, o que reduz os custos do projecto que estava orçado em dois milhões 248 mil 340 euros. Para além disso, a autarquia consegue desta maneira deslocalizar o Complexo para uma localização melhor e com menos constrangimentos, já que só é preciso terreno para um campo. Assim, este já não surgirá perto do rio, mas sim junto da actual variante à vila. Melo quer ver se o novo projecto pode ou não contemplar uma pista de atletismo.
No anterior projecto, o campo principal tinha as dimensões de 105 por 68 metros, com bancadas, edifício de apoio, dois parques de estacionamento com 220 lugares.