O anterior projecto apontava para a demolição do edifício
Programa Polis
Edifício da PT já não vai abaixo

A demolição total do edifício da Portugal Telecom (PT) - composto por três torres e um prédio mais baixo -, situado na Praça Postiguinho Valadares em pleno Centro Histórico da cidade já não irá acontecer. A decisão foi tomada na passada quinta-feira, 15, numa assembleia municipal extraordinária realizada na autarquia, e que visa acima de tudo a diminuição dos custos nesta que era uma das propostas mais arrojadas do Polis e que consistia na requalificação desta praça.


NC / Urbi et Orbi


Inicialmente, o projecto consistia em demolir toda a sede da PT e implicava a construção de um novo edifício. Mas o arquitecto Rui Pinto Gonçalves avançou aos deputados municipais uma nova solução urbanística, em fase de estudo prévio, que prevê a demolição completa do edifício de embasamento (que existe em torno das três torres) e do prédio dos serviços administrativos. No edifício dos serviços técnicos, onde está todo o equipamento de comunicações e, cuja transferência para outras instalações rondava os 2,1 milhões de euros, será eliminado um andar, e no núcleo de circulações (escadas e elevadores) dois andares. Esta intervenção inclui ainda a construção de uma praça com um espelho de água que circunda o edifício, de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 62 veículos e a valorização do troço de muralha que existe neste espaço. Embora ainda em análise, para diminuir o impacto visual, o edifício poderá ser revestido "com lâminas metálicas de cor cobre ou cinzento, recriando desta forma, as antigas torres medievais", explicou o autor do projecto, Rui Pinto Gonçalves. Para isso, será instalado, à entrada para a PT, um pórtico com uma passagem sobre o espelho de água. Esta proposta mereceu o aval dos deputados municipais para que seja negociada com a PT.

Devesa deve abrir estacionamento em Agosto

Joaquim Morão aproveitou a Assembleia para debater com os deputados municipais outros projectos "mais sensíveis", como por exemplo, o centro de interpretação do Jardim do Paço e a praça da Devesa. No que diz respeito às empreitadas que prosseguem na cidade, Joaquim Morão, estima que, na primeira semana de Agosto seja inaugurado o parque de estacionamento subterrâneo da Devesa.
Segundo o administrador da sociedade Polis de Castelo Branco, Gameiro Fernandes, o programa desta cidade " continua a ser um dos mais avançados do País". "As obras estão todas a andar. E os atrasos que se têm registado não tem a ver com Castelo Branco, mas sim com pressupostos do próprio Programa Polis, como, por exemplo, a falta de terrenos e de métodos de expropriação mais céleres ", acrescenta.