Por Eduardo Alves


Os alunos de física são cada vez menos, esta tese pretende reverter a situação actual

Num estudo realizado no Reino Unido há dez anos, constatou-se que as matérias leccionadas nos programas escolares contribuíam para a escolha de determinadas disciplinas. A Física, com uma forte componente técnica e matemática, não vinha conseguindo aliciar o número de alunos suficientes, uma situação que agora se regista em Portugal.
Guida Isabel Morão Ferreira da Silva decidiu estudar de forma aprofundada esta matéria e conseguiu elaborar uma tese de mestrado sobre o assunto em causa. Das principais conclusões que a autora conseguiu retirar do trabalho, destaque para o facto de a Física das Partículas ser uma matéria que recolhe grande atenção por parte dos alunos. Daí que Guida Silva defenda a integração desta disciplina nos currículos do Ensino Secundário. Uma forma de cativar alunos para a Física e para todas as componentes académicas deste campo de saberes. Para além desta introdução, o tese que obteve a nota de Muito Bom, apresenta ainda a sequência e forma de apresentação deste tipo de matérias, aos alunos.
Estiveram presentes no júri João Pinheiro da Providência e Costa, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Maria Margarida Nesbitt Rebelo da Silva, professora auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e arguente neste mestrado e Paulo André Paiva Parada, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.