NC / Urbi et Orbi


O acampamento regional acontece sempre de dois em dois anos

Cerca de 250 escuteiros de 15 dos 25 agrupamentos da Diocese da Guarda participaram durante a última semana, entre domingo e quinta-feira, no XVII Acampamento Regional. Um acontecimento que se realiza de dois em dois anos e que desta vez teve lugar na Quinta do Roncão, Boidobra, com o tema "Paz com novos gestos".
A festa da família escutista da região, com participantes dos distritos da Guarda e Castelo Branco, contou com a presença do chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, Luís Livindstone, na cerimónia de abertura, a que se seguiu a eucaristia. O outro momento alto do encontro foi na noite de quarta-feira, com o Fogo de Concelho Geral.
Segundo Bento Duarte, chefe regional da Guarda, o objectivo destes acampamentos é pôr em prática o que se aprende no escutismo ao longo do ano nos agrupamentos a que cada um pertence. E sublinha que são cinco os objectivos fundamentais: "o da personalidade; da saúde, estar ao ar livre; criatividade nas construções que fazem; amor ao próximo e amor a Deus". Durante estes dias, acrescenta Bento Duarte, desenvolvem-se um pouco de todas as actividades que habitualmente realizam, como é o caso das actividades radicais, raides ou visitas de estudo.
Lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros são as quatro secções em que os grupos se dividiram, sobre a orientação das respectivas chefias. O grupo mais representado foram os exploradores, dos 9 aos 14 anos, mas a organização mostra-se satisfeita pelo acréscimo de lobitos presentes, cerca de 60, que costumam ser em menor número.
Bento Duarte diz que a escolha da Boidobra para anfitriã deste encontro é resultado da candidatura feito pelo agrupamento 1222 daquela vila, que neste momento integra 57 elementos. A Boidobra "propôs-se, tal como o Fundão, a seguir ao repto que lançámos aos agrupamentos em Setembro, após o último acampamento, que foi na Guarda".
Para António Machado, responsável pelos escuteiros da Boidobra, "é uma honra" receberem este encontro e frisa que esta semana foi o culminar de muito trabalho que está por trás. António Machado salienta ainda a colaboração da Câmara da Covilhã e da Junta de Freguesia da Boidobra nomeadamente na parte da logística. Uma ajuda que considera imprescindível para que o acampamento pudesse ser ali realizado.