Para Paulo Fernandes, vereador da autarquia, o IMAGO é o maior evento cultural da Beira Interior
Festival de cinema
IMAGO bate recorde
de inscrições com 746 filmes


No total, são mais 239 filmes que me 2002. As inscrições totalizam 746 películas no 5º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem, IMAGO, que se realiza entre 2 e 9 de Outubro no Fundão. Ou seja, foi batido o recorde de participação.


NC / Urbi et Orbi


Um recorde absoluto e um aumento de inscrições na ordem dos 47 por cento. É este o balanço final do prazo de inscrições para as duas secções competitivas do IMAGO – Festival de Cinema e Vídeo Jovem – “Internacional” e “Doc in Shorts”, ambas dedicadas às curtas metragens – que terminou no final da última semana com um recorde absoluto de 746 filmes recebidos. Ou seja, um aumento, em relação a 2002, de 239 filmes, no evento organizado pela cooperativa Cinema Jovem (CCJ), e que decorre no Fundão entre 2 e 9 de Outubro. Os números foram revelados na passada semana, altura em que a organização deu conta das últimas novidades relativas ao programa. Entre os filmes inscritos - oriundos de 51 países dos cinco continentes, incluindo, pela primeira vez em quatro edições já realizadas, de África – estão já seleccionados 39, entre 14 ficções, 10 animações, cinco de cariz experimental e 10 documentários.
As películas já escolhidas vêm de 18 países diferentes, entre os quais o Irão, Israel, Perú, Colômbia, Noruega, Japão ou Suíça, além de cinco filmes portugueses: quatro para a ‘Competição Internacional’, o que constitui a maior representação de sempre nesta secção, e um para o ‘Doc in Shorts. Esta inclusão de produção lusa na secção “Internacional” é ainda realçada pelo director do IMAGO, Pedro Ramos, que revela que a situação se fica também a dever ao facto de se ter optado por cancelar a secção “Panorama Nacional”. O que, no entanto, assegura, “permite que os projectos portugueses entrem numa competição com melhores prémios”.
A avaliar os trabalhos estará um júri internacional, composto pelos estrangeiros Michel Ruben, produtor e programador colombiano a viver em Espanha e que, para além de já ter trabalhado com o realizador Pedro Almodóvar, é o representante da HBO na Europa, Alan Baker, professor de guionismo na Escola Superior de Arte Cinematográfica (ESCAC) de Espanha e na Universidade Autónoma de Barcelona, e a marioneta Lisa, personagem de um dos elementos do grupo de hip-hop alemão Puppetmastaz, que actuam na secção “Sound & Vision”.
A facção nacional é representada pelos realizadores João Trabulo e Rita Nunes e pelo jornalista e crítico de cinema Miguel Somsen. Para o director, “este Festival só é possível neste formato, porque, pela primeira vez desde que há IMAGO, nos foram dadas, essencialmente a nível local, as condições que permitem ter esta ambição, chegar a este nível qualitativo e ter a capacidade de negociar com qualquer tipo de patrocinadores”.

"O maior evento cultural na Beira Interior"

Já a Câmara do Fundão, enquanto entidade co-organizadora do IMAGO "sente-se extraordinariamente satisfeita, orgulhosa, e até de certa forma surpreendida com o alcance que este Festival tem tido, a nível não só dos participantes e criadores que já motivou, como das parcerias e patrocinadores que a ele se associaram. O que significa que, a dois meses e meio do arranque, podemos já garantir que o IMAGO é já o maior evento cultural de referência nacional que se faz, neste momento, na Beira Interior” afirma o vereador com o pelouro da Cultura na autarquia fundanense, Paulo Fernandes, que define assim um certame que, para este responsável, promete superar a barreira dos 10 mil espectadores e apresenta uma programação que o coloca, em termos europeus, “num patamar muito elevado”. O orçamento do IMAGO está nesta quinta edição estimado em 170 mil euros, financiados em 20 por cento pela Câmara Municipal, 25 por cento por fundos públicos, 10 por cento por fundos comunitários, 30 por cento por privados e 15 por cento por receitas próprias.