Alcains
Autarquia inaugura Centro Cultural
no antigo Solar Ulisses Pardal

Cinco milhões de euros. Foi este o valor gasto em diversas obras, em Alcains, que foram agora inauguradas pela autarquia albicastrense. O destaque vai para a estrada de São Domingos e para o Centro Cultural.

NC / Urbi et Orbi

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, procedeu a um conjunto de inaugurações de equipamentos em Alcains, integradas na acção de renovação da Vila, que tem vindo a ser desenvolvida pela autarquia. Neste âmbito, o destaque vai para a Estrada de São Domingos e a Avenida 12 de Novembro, vias que sofreram diversos trabalhos de melhoramentos, bem como a Zona de Lazer da Líria. Ainda integrada nesta acção, foi inaugurado o Centro Cultural de Alcains, orçando as três obras num total de cinco milhões de euros.
Manuel Marujo, presidente da Junta de Freguesia de Alcains, considera que este dia, "representa o fim de mais uma etapa e abre perspectivas de novas obras que representam o dinamismo da nossa terra". E lembra que "a zona de lazer que devolveu a ribeira da Líria a Alcains, uma ribeira que atravessa a nossa vila, e foi sempre tratada de maneira diferente, conforme as necessidades e a vontade dos alcainenses". Para o autarca, "a Líria deixou agora de ser só uma referência cultural, e passou a ser um lugar de muita qualidade para os habitantes desta terra e para quem nos visita, pelo que hoje ganhamos um lugar de passeio onde todos gostamos de ir, e do qual os nossos filhos e netos, se vão poder orgulhar". Também a Estrada de S. Domingos e a Avenida 12 de Novembro, agora recuperadas e renovadas, mereceram do autarca a sua satisfação. "Estas duas vias que dão acesso à nossa vila, apresentam-se em excelentes condições de transitar, sendo uma renovação que a todos beneficiou, nomeadamente as pessoas que ali circulam diariamente e aos residentes no local".
Manuel Martins Marujo, bastante empolgado, salientou no momento da inauguração do Centro Cultural. "Este é local há muitos anos desejado pela população. Várias juntas enfrentaram dificuldades na aquisição do Solar Ulisses Pardal e não esquece o montante elevado que foi exigido mediante ordem do Tribunal. Também ninguém se esqueceu, que apelamos ao presidente da Câmara de Castelo Branco, para nos ajudar a ultrapassar estas dificuldades, tendo este tomado a posição a nosso lado. O edifício foi comprado, e o presidente Joaquim Morão, procurou connosco e para bem de Alcains, uma solução que permitiu recuperar este espaço, transformando-o num Centro Cultural".
No entanto se estas inaugurações encerraram "uma etapa", como frisou Manuel Marujo, outros horizontes se avizinham. "Temos ainda uma nova sede de Junta a realizar e novas zonas de lazer para os bairros residenciais".

O "Polis" de Alcains

Por seu turno, o presidente da Câmara, Joaquim Morão, considera a inauguração destes equipamentos, como "profundos para o desenvolvimento desta terra. Fizemos em Alcains, o seu Polis, a sua requalificação urbana, um projecto importante que idealizamos, desenvolvemos e também concretizamos".
A concluir, Joaquim Morão lembra que "nunca trabalhamos tanto na nossa vida, como temos feito durante este tempo em que estamos à frente dos destinos do concelho, porque sem trabalho e esforço nada se consegue. E nós que somos gente do povo, sabíamos que sem grande trabalho não iríamos vencer, pelo que desde a primeira hora, temos sempre lutado para conseguirmos os elevados meios financeiros, para levar em frente esta tarefa do desenvolvimento, em que Alcains e Castelo Branco, nunca tiveram a profunda intervenção, como aquela que estamos a fazer neste momento"
.