Esta iniciativa inédita na região está a ser preparada por alunos da UBI
Núcleo de Informática
Feira de Tecnologias
promovida por estudantes


O núcleo de estudantes de Informática da UBI quer descentralizar as novas tecnologias. Já no próximo mês de Setembro vai promover, em parceria com a ANIL, uma mostra de novidades nos campo da informática e programação.


Por Eduardo Alves


Beiratec assim se chama a mais recente feira prevista para o pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL). O certame foi pensado pelo NINF, o Núcleo de Estudantes de Informática da UBI e tem como principal objectivo, “trazer até à região Centro as grandes mostras de tecnologia deste sector”, avança Andreia Sousa, presidente do NINF.
Uma vasta gama de produtos que englobam o mundo das novas tecnologias vai estar patente no salão. Que será preenchido por “empresas e representantes de várias áreas relacionadas com a informática e não só”, remata a responsável do NINF. Segundo os dinamizadores da ideia, este tipo de feiras “começa já a ter um presença significativa em Portugal”, se bem que só os grandes centros urbanos “têm recebido estas mostras”.
Numa tentativa de descentralizar as mais recentes tecnologias e “criar laços e parcerias com empresas e organizações dos sectores de ponta”, o NINF resolveu promover este certame na Covilhã. Até ao momento, e segundo os dados obtidos por Andreia Sousa, “mais de mil empresas foram já contactadas”. Um número que dá alguma confiança aos responsáveis do NINF, no que respeita a presenças no certame.



Atrair novos públicos

Um certame aberto a vários sectores económicos

Variedade é um dos fortes desta iniciativa. Os responsáveis pela mostra apresentam-se convictos de que os expositores que estão previstos para a ANIL “abrangem vários públicos”. Para já, o NINF espera conseguir “uma forte campanha de divulgação”, de forma a levar à feira um público vasto.
Para além de uma multiplicidade de produtos esta mostra contempla instituições, empresas e outras entidades relacionadas com as mais diversas áreas da informática. Os mentores desta feira prometem “variedade”. Desde a venda de computadores e todo o tipo de equipamentos que estão associados a estas máquinas, até à presença de empresas de desenvolvimento de programas e softwares específicos, de tudo um pouco se vai encontrar na Beiratec.

Várias actividades até final do ano

O mais antigo núcleo de estudantes da UBI tem programadas várias actividades. Um projecto que integra a Beiratec, as Jornadas de Informática e “o primeiro encontro nacional de estudantes e núcleo de informática”, desvenda a presidente do núcleo. Esta iniciativa, prevista para a data do certame, espera reunir na Covilhã “um número considerável de estudantes e pessoas ligadas ao sector”. Os responsáveis pelo núcleo esperam desenvolver estas acções “até final do ano”, altura em que termina também o mandato da actual equipa.