Esta aeronave tem a vantagem de possibilitar multiplas acções sem piloto, de forma autónoma
UBI desenvolve aeronave
Combate a incêndios com ajuda aérea

A observação da mancha florestal e da costa marítima são algumas das utilidades da aeronave que está a ser desenvolvida na Universidade da Beira Interior (UBI). Um projecto que conta com a parceria de outra instituição escolar e de uma empresa privada. No próximo ano, os bombeiros portugueses e outros organismos podem já contar com a ajuda do “Sky gu@rdian”.


Por Eduardo Alves


O espaço dedicado ao laboratório de Engenharia Aeronaútica mais parece um angar de aeroporto. Aeronaves, planadores e aviões experimentais dividem o local com motores, túneis de vento e outras peças para experiências e aulas.
A antiga Empresa Transformadora de Lãs cedeu lugar ao novo pólo das engenharias. Este é o berço do Sky gu@rdian, uma aeronave de observação não tripulada. Um projecto que arrancou em 2002, quando a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria fez um convite ao departamento de Engenharia Aeronáutica da UBI. A presença de um túnel de vento e de conhecimentos sobre a planificação e construção de aeronaves levou os responsáveis pelo projecto e criarem parcerias com a Beira Interior. A proposta inicial tinha em mente “a criação e desenvolvimento de um UAV (Unmanne’d Aerial Vehicle)”, explica Pedro Vieira Gamboa, professor assistente no Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI. A concepção deste tipo de aparelho, sem piloto, deve-se ao facto de “estas aeronaves serem mais acessíveis em termos de custos”, sublinha o docente.



Alunos participam no projecto

A maqueta agora construída vai ser sujeita a testes

O Sky gu@rdian está agora em fase adiantada de desenvolvimento. A primeira maqueta à escala acaba de ser construída e está agora pronta para testes. Este desenho surge depois dos docentes da UBI proporem em algumas cadeiras da licenciatura em Engenharia Aeronáutica, a concepção de um aparelho deste género. Os melhores projectos foram retocados até se obter o desenho final.
Pioneiro nesta área, o Sky gu@rdian vai agora passar por uma bateria de experimentações até ser levado para Leiria, onde o sistema informática e operativo da aeronave está a ser desenvolvido. Dirigido à vigilância florestal, este aparelho pode também ser utilizado na observação da costa e na zona marítima exclusiva portuguesa. Com vários sensores e câmaras instaladas ao longo da sua estrutura, esta aeronave consegue voar durante algumas horas, o que lhe permite captar dados relativos a áreas geográficas pré-definidas. Os dados são enviados, de imediato, para uma base e depois estudados.
Sem datas definitivas, os responsáveis pela investigação apontam o próximo Verão como o período mais provável para o Sky gu@rdian estar a voar. Quanto à comercialização desta aeronave no mercado, os responsáveis mostram algum entusiasmo, até porque “está envolvida no projecto uma empresa privada ligada à aviação, que se vai ocupar dessa parte”, refere Pedro Gamboa.


Página oficial do projecto