Provas de aptidão pedagógica e de capacidade científica
Tratamento de águas residuais

Um método inovador de tratar águas residuais surge na UBI. A investigação que conduziu a este procedimento faz parte das provas de aptidão pedagógica de uma docente da instituição.

Por Eduardo Alves


Intitula-se “Estudo da Cinética de águas residuais por respirometria” o trabalho de síntese apresentado por Maria da Conceição Lousada Ferreira, no passado dia 30 de Julho. A par deste estudo, a docente apresentou também, no dia anterior o relatório de uma aula teórico-prática subordinada ao tema “Contribuição para o estudo de sistemas de tratamento de águas residuais domésticas – lamas activadas”.
Investigações que decorram nas instalações da UBI e que visaram águas residuais da região. Segundo a autora dos estudos, estes procedimentos são inovadores no nosso País e podem mesmo vir a ser adoptados por alguns organismos. No que diz respeito ao método de respirometria, Maria Ferreira explica que “se estuda a equação ou cálculo de crescimento de microorganismos presentes na água”. Os números destes microorganismos conduzem a um maior ou menor índice de poluição.
A autora do estudo é docente no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI.
O júri foi constituído por Fernando José Pires Santana, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, António Heleno Cardoso, professor associado do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e António José Guerreiro de Brito, professor auxiliar da Universidade do Minho. A docente foi aprovada com a classificação de muito bom.