Harry Potter
e o Prisioneiro de Azkaban

 


 

 

 

 

 



Por João Rodrigues


Chega aos cinemas portugueses o terceiro capítulo das aventuras do feiticeiro mais famoso do planeta, criado pela escritora J. K. Rowling. Sendo já um mega sucesso tanto a nível de literatura, como a nível cinematográfico, Harry Potter já cativou milhares de crianças e adultos pelo mundo fora e é por isso um dos filmes mais esperados do Verão. Realizado pelo mexicano Alfonso Cuarón, este filme ganhou “cara nova”, ou seja, já não é só um filme de crianças, mas também de adultos, devido ao seu ambiente sombrio e também ao enredo que é agora mais contagiante. O realizador procurou mostrar os locais onde a película foi filmada, mostrando as paisagens espectaculares e o céu cinzento da Grã-Bretanha.
A história começa nas férias de Verão, com a detestável Tia Marge que critica Harry e fala mal dos seus pais. Não contendo a sua fúria, Harry insufla-a como um balão e foge de casa, apanhando o estranho Autocarro Cavaleiro por acidente. Mas o feiticeiro não sabe os perigos que corre no seu terceiro ano em Hogwatrs, a escola de feitiçaria e bruxaria. O prisioneiro mais temível da prisão de Azkaban fugiu finalmente e não para gozar umas boas férias, mas sim para apanhar Harry, ou é isto que ele pensa. Entretanto os guardas de Azkaban, os Dementors, estão a guardar o castelo de Hogwatrs, mas estas são criaturas perversas que se alimentam do medo e felicidade humana e se for preciso sugam a alma. Mas Harry é mais vulnerável a estas criaturas do que qualquer colega, por isso ele vai tentar superar os seus medos…
Com uns efeitos visuais e especiais espectaculares, mais fantasia e magia do que sempre, este é um filme a não perder, já que o próximo chega em Novembro de 2005.