Por Eduardo Alves


Uma actividade aberta aos mais idosos mas também despertou a curiosidade dos mais jovens

Palmas e pequenos pulos transformam em gestos a música que sai do rádio. É mais uma manhã de quinta feira no Jardim Público da Covilhã. Este espaço está transformado, desde há uma semana, no mais recente ginásio ao ar livre do concelho.
Com o calor do Verão no seu período mais relevante, a autarquia pensou em trazer para fora de suas casas, os munícipes com mais idade, surgiu assim os “Idosos em movimento”. Todas as terças e quintas feiras, desde as 8 e 30 da manhã, até às 10 e 45, uma monitora de ginástica rítmica conduz uma série de exercício s que, segundo a mesma, “servem para relaxar a pessoa, mas ao mesmo tempo, movimentar os seus músculos principais”. Nada de muito esforço, até porque “a idade das pessoas e as temperaturas que se fazem registar estes últimos dias”, não são propícias a exercícios mais puxados. Apenas alguns passos e flexões, entre voltas e reviravoltas. A adesão a esta ideia “tem sido bom”, confessa a responsável pela aulas. Até porque, se vão juntando pessoas de todas as idades.
A ginástica no Jardim Público deve continuar até final do mês de Setembro. Para participar nesta iniciativa não é necessária nenhuma inscrição, apenas dirigir-se ao jardim da Covilhã terças ou quintas feiras, pelas 8 e 30 ou 9 e 30 da manhã.