Novas ajudas
Gabinete de Apoio ao Emigrante já abriu na ACIF

NC / Urbi et Orbi


Desde a última segunda-feira, 2, que o Fundão tem um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE). O espaço funciona nas instalações da Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão (ACIF), e é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal do Fundão e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e destina-se tanto ao emigrante que regressa ao País como ao estrangeiro que escolhe Portugal para viver.
O gabinete está vocacionado sobretudo para intenções de investimento, mas presta também auxílio nos mais diversos assuntos e pedidos de informação. Ou resolvendo as situações ou encaminhando as pessoas para as entidades competentes, como acontece quando se trata da renovação do passaporte, por exemplo.
No entanto, segundo o presidente da ACIF, Rogério Hilário, o principal objectivo é ajudar as pessoas a transformar oportunidades em realidade e encaminhar os projectos para os devidos programas de apoio.
"Sabemos que há emigrantes ou estrangeiros com "know-how"e excelentes ideias para investir, mas depois não conhecem a realidade local, os parceiros, nem os investidores". O novo gabinete "pretende fazer essa ligação", sublinhou Rogério Hilário.
O espaço, que funciona entre as 9h e as 17h30, é constituído por técnicos da associação e beneficia do material do Centro de Recursos de Conhecimento. Para os responsáveis a autarquia é um parceiro importante, uma vez que tem conhecimento de todos os processos e licenciamentos no concelho, quer ao nível da nova habitação, que pode significar a chegada de emigrantes ou estrangeiros, quer da criação de negócios. O papel da Câmara neste processo é aconselhar as pessoas a passar pelo gabinete.