Os utilizadores do Arquivo Municipal aumentaram em 230 por cento


Arquivo Municipal da Covilhã
Público aumenta de forma significativa


A afluência de público ao Arquivo Municipal da Covilhã cresceu no primeiro semestre de 2003 mais de 230 por cento, em relação ao mesmo período do ano anterior. A informação foi avançada pela autarquia covilhanense que revela ainda que, com mais leitores, o número de pedidos também cresceu exponencialmente cifrando-se em mais de 500 consultas. A Câmara da Covilhã atribui este crescimento “à qualidade e excelência dos serviços prestados por esta instituição, através da implementação da carta de serviços para todos os utilizadores”.
Situado no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, o Arquivo Municipal é constituído por vários núcleos históricos e administrativos formados durante séculos pelo município da Covilhã.
Neste espaço podem encontrar-se, entre outras coisas, documentos alusivos à evolução da cidade, relativos a abertura de estradas e construção de pontes e livros de actas da Câmara que descrevem os mais variados assuntos.
Esta infra-estrutura, integrada na Rede Nacional de Arquivos Municipais, está equipada com uma sala de leitura, dotada de dez lugares e com ligação à Internet para investigação, uma sala multiusos para operações de restauro e limpeza, quatro gabinetes e uma secretaria.
Segundo a autarquia covilhanense, o Arquivo Municipal, “como unidade arquivística bem estruturada e criadora de sinergias contribui directamente para o desenvolvimento do meio cultural, social, documental e bibliográfico do concelho, permitindo um maior desenvolvimento local e regional através de uma efectiva descentralização cultural”.
O Arquivo Municipal da Covilhã está aberto todos os dias entre as 9 horas às 17h30 e não encerra à hora de almoço.