O número de turistas para terras de Vera Cruz "aumentou significativamente"
Destinos turísticos mais procurados
Espanha e Brasil cativam portugueses

Em tempo de férias o país irmão e a nação vizinha parecem ganhar a preferência dos lusos. Brasil e Espanha encabeçam a lista das paragens mais procuradas. Logo a seguir, Cuba e México também dão cartas. E se as finanças apresentam resultados negativos, o preço das viagens não parece ser impeditivo, até porque, segundo os operadores, os programas mais caros são os mais procurados.


Por Eduardo Alves


Mil euros é quanto gastam, em média, os turistas portugueses na compra do pacote de viagens para as suas férias. Os operadores ligados a este ramo comercial mostram-se bastante surpreendidos. Um inquérito realizado junto das delegações das grandes agências de viagem na Covilhã, revela que as viagem mais caras são as mais procuradas.
As praias do nordeste brasileiro encabeçam uma extensa lista de destinos em lugares de sol e mar. Com passagens de avião, alojamento durante uma semana e um regime de meia-pensão, o pacote normal ronda os mil euros. Isto para duas pessoas, explica Celina Curto responsável por uma agência de viagens na Covilhã. Nos últimos tempos, o Brasil parece estar “novamente a ser descoberto pelos portugueses”, acrescenta a mesma fonte. Um país que tem como principal atracção as praias e o mar. Contudo, os representantes dos operadores turísticos reconhecem que o investimento feito em terras de Vera Cruz, “tem sido louvável”. Jerónimo Ferreira, gerente da delegação covilhanense de uma agência de viagens e turismo dá como exemplo os voos específicos para a Bahia e Fortaleza, no Brasil. Voos que têm nesta época de Verão um desdobramento, devido ao grande fluxo de turistas.
A forte aposta neste tipo de iniciativas tem dado frutos. Para além das viagens e alojamentos, os pacotes de viagens prevêem actividades várias e deslocações aos locais mais conhecidos da região. Um vasto leque de ofertas combinado num só produto. Este tipo de solução “está a ser o remédio para o sector”, avança Jerónimo Ferreira. “O segredo do sucesso está, sem dúvida, nos pacotes de viagens”, desvenda Celina Curto, ao que acrescenta o facto “das pessoas se decidirem mais facilmente por este tipo de férias, com tudo incluído, do que por uma semana em Portugal, onde só o hotel está pago”. Daí que os preços altos não assustem os consumidores. Antes pelo contrário, “as viagens mais caras são as mais procuradas”, sublinha a responsável.

Espanha e Cuba em grande

No roteiro de férias das gentes da Beira, nem só o Brasil é muito requisitado. Espanha e Cuba são também países com grande procura. Em patamar semelhante fica também o México. Para além de certas paragens “serem uma moda”, o facto destes povos falarem o português ou o espanhol “também tem influenciado”, lembra. Muitos turistas preferem destinos onde a comunicação “seja facilitada”. Praias, mar, sol e uma vasta listas de entretenimentos e actividades associadas ao pacote de férias são os ingredientes da receita que está a lançar o mercado turístico.



Unidades hoteleiras da região com registos positivos

No respeitante à serra da Estrela, os agentes hoteleiros registam um aumento de turistas

Com a praia e o mar a merecerem a preferência dos portugueses, a Serra da Estrela continua, ainda assim, a cativar bastantes turistas. As taxas de ocupação dos principais hotéis da região apresentam valores acima do habitual para a época e os responsáveis confiam na recuperação do sector.
A montanha, como destino de férias dos portugueses, “não goza de tanta preferência como a praia”, confessa a responsável por um complexo de turismo rural. Daí que o Verão não seja a melhor época para o sector turístico da região. Ainda assim, os maiores hotéis da região apresentam melhores resultados do que “em anos transactos”, confessa Ana Bárbara, responsável pelas relações públicas de um grupo de hotéis da cidade covilhanense.
Os números que revelam as taxas de ocupação de Agosto, “mostram percentagens mais elevadas do que em igual período do ano passado”. Um crescimento que se deve, sobretudo, “a algumas actividades nesta região que têm encaminhado um maior número de visitantes para a região”. A aposta em acções de divulgação, como a Volta a Portugal, festivais e feiras económicas de Verão, “são apenas algumas hipóteses para chamar mais pessoas”, clarifica Abel Sousa, gerente de uma unidade hoteleira da região Centro.
Com uma capacidade hoteleira, “que serve para a região”, a Estrela goza de potencialidades “que não estão, ainda, devidamente exploradas”, sublinha Ana Bárbara. Num sector “cada vez mais competitivo”, as regiões de turismo, as entidades oficiais e os principais grupos económicos “devem apostar em programas e divulgações que tornem a serra um pólo de atracção de turistas ao longo de todo o ano”, acrescenta Abel Sousa. Para já, “a crise parece estar de saída”, e as portas começam a abrir-se “a um maior número de turistas”, explica, com satisfação, Ana Bárbara. A responsável pelas relações públicas de três unidades hoteleiras espera que a aposta nos destinos de montanha seja feita “de forma a ter aqui turistas durante todo o ano”, e não só nas épocas do Natal, Carnaval e Páscoa.




Turismo rural continua em crise

Uma antiga exploração agrícola deu lugar um dos primeiros projectos desta natureza na corda da Estrela. Uma suite, vários quartos e a natureza a servir de palco para os clientes desta casa de turismo rural. Com a crise a pairar sobre as viagens e férias, “este tipo de produtos são os que menos vendem”, salienta Fátima Belo.
No entender da responsável, o sector do turismo rural “está em decréscimo há mais de cinco anos”. Nos últimos tempos, com a redução dos custos das estadias nos hotéis, “as pessoas passaram a procurar mais essas instalações”. A salvação para este tipo de serviço, passa por “oferecer outros tipos de produtos que não apenas a estadia e pouco mais”, sublinha a responsável. Estar perto da natureza “pode ser um atractivo, mas não chega”, para Fátima Belo, “é preciso desenvolver uma série de outras actividades, como passeios pela região, contacto com ambiente diferentes, entre outras coisas".