NC / Urbi et Orbi


A etapa rainha desta prova pode ficar fora dos planos para a edição de 2005

O director técnico da Volta a Portugal em bicicleta, Joaquim Gomes, anunciou, após um "balanço muito positivo" à edição 2004, que o percurso do próximo ano está 60 por cento definido e termina em Viseu. "Quando terminou naquela cidade, o ano passado, o público aderiu de forma incrível e daí a manutenção da aposta. A Volta de 2005 vai terminar em Viseu", anunciou Joaquim Gomes, adiantando que "mais de 60 por cento do percurso está definido".
Se falou do final, o director técnico da prova não avançou nada em relação à cidade que poderá acolher o início e suceder às Termas de Monfortinho: "Ainda não está determinada e depende dos 40 por cento do traçado que ainda falta delinear".
O vencedor da Volta de 1989 e 1993 avançou que pretende "apresentar bem mais cedo" a próxima edição, que, "em princípio terá o mesmo número de dias e deverá manter no traçado a Senhora da Graça e a Torre, os "dois pólos de maior atracção".
"Temos, no entanto, de ter em conta que a organização custa mais de 2 milhões e 500 mil euros, pelo que, eventualmente, poderemos ser obrigados a encontrar alternativas", explicou, deixando no ar a possibilidade de a Torre sair do mapa da Volta a Portugal. Em relação à Serra da Estrela, Joaquim Gomes lembrou que a mesma é uma dos "símbolos" da prova, mas deixou claro que "é preciso que exista o apoio de concelhos como a Covilhã, Manteigas ou Seia".
Face ao mesmo problema, o Alentejo e o Algarve poderão também continuar de fora: "Tal como a Serra da Estrela, são locais históricos da prova, mas, com 10 dias, é provável que em alguns anos não entrem. Existem possibilidades, mas é preciso apoio".
Sobre a edição que terminou no domingo, 8, com o triunfo do espanhol David Bernabéu (Milaneza-Maia), Joaquim Gomes admitiu algumas falhas, como a verificada no final da etapa de sábado, em Alcobaça, mas fez um balanço globalmente "muito positivo". "O que mais desejava era que hoje, no final, nenhum ciclista pudesse dizer que não bateu o David Bernabéu por causa da organização", disse Joaquim Gomes, satisfeito por a Volta a Portugal continuar a ser "um dos eventos mais populares do País".
Por seu lado, João Lagos, "patrão" da Volta a Portugal, considera que, volvidos dois anos, a aposta na organização da prova “foi ganha, mas ainda existe um longo caminho a percorrer". "Pelo que tenho ouvido, a Volta a Portugal está melhor do que antes de nós chegarmos, mas, para que atinja os padrões que pretendemos, temos muito, muito para melhorar", frisa o presidente do concelho de administração da PAD.