Das actividades programadas constou um "assalto ao castelo", pela "calada da noite"
Belmonte regressa à Idade Média
Feira Medieval anima vila histórica

A primeira iniciativa promovida pela Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento saldou-se com um balanço positivo. Os responsáveis prometem continuar com outro tipo de eventos.


NC / Urbi et Orbi


O assar do porco à moda do século XVII e o trabalho ao vivo de diversos artesãos foram os principais atractivos da I Feira Medieval do Artesão, que se realizou em Belmonte no último fim-de-semana. A feira é a primeira actividade organizada pela Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento do concelho e decorreu junto ao Castelo da vila histórica.
"A vila tem excelentes condições para a recriação da história medieval e o cenário em redor do castelo é o ideal", afirma João Gaspar, presidente da Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento.
Às 10 horas de amanhã, sábado, 14, teve lugar a abertura da feira, que vai decorreu durante todo o dia, e às 20 horas arrancaram as actividades de animação medieval, pela companhia de teatro "Vivarte".
"É como fazer uma viagem ao passado", sublinha Gaspar, acrescentando que "fica recriado o bulício dos mercados populares e não falta sequer o assalto ao castelo", momento em destaque marcado para as 22 horas.
Ainda no sábado, realizou-se um jantar com o assar do porco à moda do século XVII. "A alimentação medieval é um dos atractivos desta feira", salientou João Gaspar.
No domingo, o certame decorreu entre as 10 e as 22 horas. A feira juntou cerca de três dezenas de artesãos oriundos de vários pontos do País, em especial da Beira Interior. Estiveram expostos trabalhos em madeira, barro, bordados e vime, que foram produzidos ao vivo, na própria feira.