NC / Urbi et Orbi


O presidente da junta da Orca, José Galvão, fala de promessas eleitorias não cumpridas

A população da Orca, Atalaia do Campo e Póvoa da Atalaia, no concelho do Fundão, tinham anunciado o corte da estrada que liga Vale de Prazeres a São Miguel D`Acha, no concelho de Penamacor, em protesto pela falta de água nas três freguesias. Mas a acção acabou por ser cancelada, após receberem garantias da autarquia fundanense de que os problemas de abastecimento de água com que há anos se deparam, e no Verão se agravam, vão ser resolvidos.
Actualmente a água corre nas torneiras da Orca apenas quatro horas por dia, duas de manhã e duas à tarde, e na anexa das Zebras a situação é ainda mais complicada, onde o abastecimento é feito com camiões cisterna dos bombeiros do Fundão e de Idanha-a-Nova. O problema já se arrasta há vários anos e agrava-se por esta altura com a chegada dos emigrantes que aumentam o número de consumidores, que habitualmente rondam as 800 pessoas.
A empresa Àguas do Centro já construiu condutas e dois depósitos para melhorar o abastecimento de água a partir da barragem da Marateca, ali próxima, na zona de Póvoa de Rio de Moinhos, no concelho de Castelo Branco. Mas segundo os habitantes continua-se a verificar a falta de água e a Câmara do Fundão não deu qualquer explicação. Um descontentamento reiterado pelo presidente da Junta de Freguesia da Orca, José Galvão, que lembra as promessas feitas no início do ano pelo presidente da Câmara de que o problema estava solucionado.
O retrocesso deu-se na noite de quarta-feira, depois de uma reunião entre os presidentes de junta e o vereador Henrique Dias, que garantiu já haver acordo com a Águas do Centro e a Câmara de Castelo Branco para fazer o abastecimento a partir da Marateca.
O autarca adiantou ainda que até que os serviços técnicos façam a ligação àquela albufeira os bombeiros vão reforçar o abastecimento dos depósitos de água para que a população tenha água durante mais horas por dia. O acordo com a empresa Águas do Centro prevê que a autarquia possa usar as condutas que já estão no terreno, antecipando este investimento de 2007 para 2004. A água que vai sair do sistema da Câmara de Castelo Branco será debitada à edilidade fundanense.