O aeródromo de Castelo Branco encheu-se de curiosos para apreciar os 150 aviões
Festival aéreo
Castelo Branco recebe 150 aeronaves

Para ser perfeita a edição de 2004 do Festival Aéreo de Castelo Branco só precisava de bom tempo. Ainda assim, a organização está satisfeita com o resultado.


NC / Urbi et Orbi


Cerca de 150 aeronaves participaram durante o último fim-de-semana na quinta edição do Festival Aéreo de Castelo Branco, organizado pelo aeroclube local. O evento decorreu no aeródromo albicastrense e, para além das manobras e acrobacias dos pilotos, faziam também parte do programa várias conferências sobre aeronáutica e outras matérias de interesse para os participantes.
Este ano o número de aeronaves presentes foi superior ao registado há dois anos, o que deixou a organização satisfeita. O senão foram as condições atmosféricas, que acabaram por ser responsáveis por algumas alterações ao que inicialmente estava previsto. Em destaque estiveram os campeões holandês e italiano, Frank van der Steeh e Giuseppi Sirineli. A Força Aérea e o Museu Militar marcaram também presença no evento.
Ao contrário do que é habitual o Festival Aéreo não coincidiu com as festas de Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova, em honra de Nossa Senhora do Loreto, padroeira universal da aviação. Uma alteração que se prendeu com o oitavo Campeonato Europeu de Ultraleves, que decorreu uma semana antes também no aeródromo da capital de distrito. Aeródromo
No entanto, os responsáveis pelo Festival garantem que a nova data não vai impedir a presença das aeronaves na festa de Nossa Senhora do Loreto de 27 a 30 de Agosto. E acrescentam que uma vez mais os pilotos civis, no dia 30, vão fazer a largada de pétalas no momento da entrada da procissão na capela da padroeira.