NC / Urbi et Orbi


Campo de futebol instalado na Capinha

O executivo camarário fundanense passou em visita as localidades do concelho. De manhã a comitiva esteve na Capinha, onde o presidente da autarquia, Manuel Frexes, anunciou que até final do ano serão lançadas as obras de construção do Centro de Noite da terra, um dos dois que para já vão ser uma realidade no concelho. Da parte da tarde, em Bogas de Baixo, o autarca adiantou que o percurso que liga a povoação ao limite do concelho de Oleiros, que agora não é mais que um caminho florestal, vai ser arranjado e passará a ser uma estrada, financiada pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia.
Naquela zona do Pinhal, que no ano passado foi devastada pelos incêndios e pelo Verão se enche de emigrantes que regressam à terra natal, o presidente da Câmara do Fundão inaugurou a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da localidade e o polidesportivo. Uma infra-estrutura construída com o apoio da Associação de Desenvolvimento Rural Estrela Sul (ADERES). Os balneários foram financiados pela autarquia. A ETAR, agora inaugurada, já está em funcionamento há algum tempo e custou cerca de 90 mil euros.
A comitiva deslocou-se também à ribeira de Bogas para visitar as obras do futuro pontão rodoviário sobre aquele curso de água e esteve na estrada que liga a Ladeira, Maxial da Ladeira e Bogas de Baixo, que pretende ver recuperada. A Rua da Pia, na anexa do Maxial da Ladeira, foi igualmente inaugurada neste dia.

Obras do Centro de Noite arrancam até final do ano

Pela manhã, na Capinha, Manuel Frexes e outros elementos da sua equipa visitaram as obras da Estrada Nacional 345. E assinaram também neste dia chuvoso de Agosto protocolos com o Clube Desportivo da Capinha e a Associação Juvenil Talabara. Entre eles o de cedência do campo de futebol de praia instalado na zona de lazer na barragem da Capinha. Uma infra-estrutura que conta com uma piscina na barragem, balneários e circuito de manutenção, que foram inaugurados durante esta visita.
O executivo inaugurou ainda na terra a requalificação urbanística do Cavalhinho e o loteamento do Vale Dourado, com 32 lotes para habitação. Nove deles estão sobre a alçada da autarquia, que pretende usá-los para fixar ali jovens casais.
O Centro de Noite, cujo lançamento da obra Manuel Frexes anunciou até final do ano, vai ter capacidade para 12 idosos. A estrutura será construída pela santa Casa da Misericórdia do Fundão em terrenos junto ao Centro de Dia da Capinha e está prevista uma ligação entre os dois edifícios. Aldeia de Joanes é a outra localidade contemplada com um Centro de Noite. As outras duas candidaturas no concelho, do souto da Casa e Bogas de Baixo, ficam para já de fora.