Anfiteatro com vista para o Sado

 

Alcácer do Sal




 

 






Por Catarina Rodrigues


Cidade antiga e nobre situada junto ao rio Sado em jeito de anfiteatro. Alcácer do Sal conta com uma história intimamente ligada ao seu castelo, actualmente transformado numa pousada da Enatur. Esta cidade foi mesmo em tempos um dos povos mais fortes e importantes da costa portuguesa. Para a história ficaram as lutas com fenícios, gregos e cartagineses. As ruas estreitas com a calçada gasta pelo tempo parecem ter muitas histórias por contar, o percurso a pé pode alternar com o repouso num dos aprazíveis cafés à beira rio.
Um passeio pela cidade, seguindo o Sado, permite conhecer as antigas casas dos pescadores, desde a Igreja de S. Tiago até aos Paços Municipais e ao Museu Municipal Pedro Nunes. O castelo de Alcácer do Sal é hoje considerado uma das mais relevantes fortificações de arquitectura muçulmana existentes em Portugal e implica uma visita obrigatória a quem passa por esta região. As suas muralhas de pedra e torres em taipa, ainda hoje visíveis, remontam possivelmente ao século XII. Alcácer foi desde sempre um local de destaque no que diz respeito à pesca e à indústria conserveira. Como o próprio nome indica, este lugar conta com uma longa história na exploração e comércio de sal. No século XVI, o comércio pelo Sado, fez de Alcácer uma terra abastada, onde foram erguidos palácios, capelas e conventos.
Também o Museu Municipal Pedro Nunes, fundado em 1894, merece uma atenção especial. Um dos mais antigos do país, mostra um resumo dos usos e utensílios das sociedades que ocuparam a zona do concelho desde o Paleolítico Médio até à Idade Moderna. As escavações realizadas na área do castelo onde se descobriram relevantes vestígios de diferentes épocas durante as obras de adaptação da pousada, tem dado uma nova perspectiva ao museu, enriquecendo-o.
Conhecer Alcácer do Sal implica conhecer a Reserva Natural do Estuário do Sado que abrange ainda os concelhos de Grândola, Palmela e Setúbal numa área que atinge cerca de 24 mil hectáres. Destaque para as zonas de sapais, as zonas arenosas, as dunas de Tróia e as lagoas de água doce da Herdade do Pinheiro. Cenários únicos onde é possível observar pormenores da natureza característica deste local.
A passagem pelas terras junto ao Sado é uma óptima oportunidade para saborear a gastronomia e a doçaria feita de segredos que se fizeram da sapiência dos conventos e a que o povo foi acrescentando novos sabores e aromas.