Por Eduardo Alves


A mostra começa já a ser um ex-líbris do mês de Agosto, na freguesia do concelho da Covilhã

O adro da igreja junta uma vintena de expositores. Produtos do campo, alfaias agrícolas e outros produtos relacionados, essencialmente, com a agricultura espalham-se pelo largo.
A feira agrícola e comercial de Orjais começou por ser uma simples mostra de produtos e algum artesanato, numa época em que a localidade “se enche de emigrantes”, avança António Canário, presidente de junta. Desde há seis anos, que os habitantes daquela freguesia do concelho da Covilhã participam na realização do evento. Este cresce em todas as edições e “a olhos vistos”. O largo da igreja, bem no centro da povoação, começa já a ser pequeno para o número crescente de participantes. Pouco mais de vinte entidades, mas que, “caso existissem outras condições, o número seria muito mais elevado”, confessa António Canário.
Nesta sexta edição do evento, a participação de um expositor espanhol, “confere já um cariz internacional há feira”, adianta o autarca. Uma prova de que a importância desta mostra tradicional “já passou fronteiras”. Para os responsáveis e organizadores, o impacto do certame é sentido ainda muito “a nível local”. As trocas comerciais que se produzem na feira “são relativas a ferramentas para os locais e a compra de produtos agrícolas utilizados nas explorações em redor das freguesias circundantes”. Para além desta vertente agrícola e comercial, “existe ainda a parte do artesanato”, refere o presidente da junta local. Uma mostra das peças que têm origem na Covilhã, em Belmonte e em localidades junto a Orjais constitui também “uma outra atracção da feira”.
Nos próximos tempos, os responsáveis não contam com a criação de um espaço específico para a realização do certame. Até porque “isso iria tirar algum espírito da feira”. O crescimento do número de expositores “é uma realidade”, adianta António Canário. Daí que esse aumento vá obrigar a feira “a crescer para as ruas adjacentes ao largo central”, reitera o presidente de junta.