Por Cátia Felício



A vida de pescador "não é fácil", e para este homem do mar, está em vias de "se perder"

O sol ainda mal se levantou e os pequenos barcos do mar da Figueira da Foz regressam para a costa, carregados com o peixe que apanharam. Os homens que trazem os barcos levantaram-se de madrugada. Ao verem que o mar estava calmo e que a maré era boa lançaram-se nas águas junto à costa na esperança de ao voltar trazerem consigo pescado suficiente para vender na lota. Aqui pescadores e peixeiras tentam aliciar quem passa dizendo que o pescado é fresco, de boa qualidade, e que "é baratinho".
Portugal sempre teve uma forte relação com o mar. Desde os Descobrimentos que os portugueses enfrentam as marés e, dada a posição geográfica do nosso país, muitas das nossas tradições têm uma influência marítima.
José Maria Santos foi pescador durante toda a sua vida. Nascido e criado em Buarcos, junto à Figueira da Foz, vem de uma família pobre e é um entre sete irmãos. Poucas vezes foi à escola, não completando assim o ensino primário. Isto porque a professora o terá repreendido por ter partido o tinteiro, mas justifica-se dizendo que tal aconteceu porque um colega de escola estava a brincar com ele. Nasceu em 1924, e quando foi a primeira vez para o mar tinha apenas 11 anos. Antes mesmo de se dedicar a este modo de vida, fora ajudante de pedreiro, mas porque se ganhava pouco e o patrão não lhe queria dar aumento, decidiu dedicar-se a esta profissão.
"Nesse tempo, andávamos numas embarcações que se chamavam joateiros. Íamos ao sol posto para o mar e voltávamos no outro dia, logo pela manhã." Depois de pescar ao longo da costa durante cinco anos, em 1944, José Santos começou a ir para a pesca da sardinha, em traineiras, umas embarcações maiores. Mas em 45, teve de ir para a tropa, em Paços de Arcos. No quartel, não enviavam os homens para a guerra. Trabalhavam em bombas submarinas. Durante um ano esteve a cumprir o serviço militar e depois voltou para a vida do mar, embarcando uma vez mais nas traineiras.


Foram muitas as paragens por onde passou o pescador de Buarcos



“Era uma vida de escravidão”

De 1947 a 1957, José Maria andou na pesca do bacalhau e conheceu meio mundo. Naquele tempo, levava-se apenas linhas e uma bússola. Uma vez chegados ao destino, como por exemplo a Gronelândia, "cada um procurava o seu caminho e muitos iam e já não vinham". Hoje os navios já não vão para lá, mas na altura a frota portuguesa e a espanhola eram as maiores. O bacalhau também não é o mesmo, "não tem o mesmo gosto porque é logo congelado e só depois é que é arranjado e salgado". Quando era ele que estava a pescar o bacalhau, levantava-se por volta das cinco da manhã e podia acabar a escala à uma ou às duas da manhã seguinte. Trabalhava-se "quase um dia inteiro, mal se descansava". A viagem para a Gronelândia era ela própria um desafio. Em primeiro lugar iam para Lisboa, viagem que demorava cerca de 11 horas, dependendo do andamento do navio. Uma vez chegados, aí permaneciam alguns dias, a pescar um pouco e a apanhar algum isco. Ao todo, ficavam por volta de quatro meses longe de casa. No Inverno, era uma vida muito mais dura, devido "aos temporais e porque gelava muito". Então, rumavam para a Terra Nova. Os navios, ao atravessarem o Canal da Mancha, apanhavam tempestades, mas tudo valia a pena quando se regressava e se entrava nas águas portuguesas. "Quando chegávamos a Matosinhos, ver aquela terra e aquele povo era uma alegria. Para chegar a casa, íamos de comboio e como éramos uns tantos, por vezes, comprávamos um garrafão de vinho. Era uma grande alegria chegar a casa."
"Era uma vida de escravidão. Muitos eram aqueles que desistiam da vida da pesca do bacalhau. Uma vez agarrei um bacalhau que teve de ser içado. Era tão grande. O capitão disse para escalar o bacalhau, tirar a espinha e parte da cabeça porque aquele bacalhau ia safar alguém da tropa".

Histórias de sobrevivência


Anos a fio no mar deixaram-lhe imensas histórias

Foram vários os sustos e os acidentes. Um dos acidentes que teve, mudou a sua vida para sempre. Recorda que foi em 54 ou 55, escorregou para trás e ao cair fracturou a coluna. Só foi mais uma vez para o mar. Dos três naufrágios que viveu, lembra-se de um em particular, o que ocorreu nessa viagem, depois do acidente. Enquanto recorda o sucedido, algumas lágrimas rolam pelo seu rosto marcado pela vida dura que teve. São sentimentos e vivências que recorda com muita emoção e que o marcaram profundamente.
"Em Agosto, a vinte e poucos... Já não me lembro bem da data. Já foi há tanto ano... Não tinha reacção. Estava mal. O nosso navio estava a ir para o fundo. O Gil Eanes ainda nos veio ajudar. Estávamos todos a gritar, a saltar do navio... Nestas alturas era cada um por si. Ainda morreu um dos nossos homens..."
Ao regressar a Portugal, recebeu uma carta, informando-o de que não poderia voltar para a pesca do bacalhau. Foi então para Lisboa, para a Liga dos Amigos dos Hospitais, para ser operado à coluna, mas o medo de ficar "entrevado" fê-lo voltar para Buarcos. Após ter conversado com o seu médico, António Vaz, e o cirurgião, António Ferreira, regressou a casa, mas não conseguia andar e tinha tantas dores que voltou a Lisboa. Aqui o médico receitou-lhe uma injecções e as dores foram diminuindo. Recorda que a medicação vinha da Alemanha e era muito cara, custava mil escudos a caixa, o que "para um pobre era duro".
Devido aos problemas de saúde, José Maria não podia fazer muitos esforços, mas continuou ligado ao mar e foi para África. Para tal, era precisa a 4ª classe e por isso teve de voltar a estudar. Pagava dez escudos por mês e depois de algumas aulas foi para Coimbra fazer o exame, mas chumbou e teve de o repetir após mais algumas lições. "Na escola fizeram um ditado e tive um erro. Fui fazer o exame, foi o mesmo ditado mas, como tive três erros, chumbei. Era dos nervos. Por isso é que quando o meu neto me diz que vai um ter teste, aconselho-o sempre a ter muita calma, porque quando se está nervoso não se faz nada de jeito."


José Maria pensou muitas vezes em abandonar a pesca, "mas o gosto falou sempre mais alto".



O gosto pelo mar falava mais alto

Em Luanda passava grande parte do tempo no mar, a pescar. Vinha a casa de cinco em cinco dias. Ao sexto dia vendia, juntamente com outros, o pescado e depois voltava para o mar. Pescava vários tipos de peixe, como pardo, cherne, garoupa, carapau, entre outros. Num dia podia ajudar a puxar duas toneladas de peixe, noutro cinco.
"Eu gostava de lá estar. Era diferente. Quando estávamos em terra, juntávamo-nos três ou quatro e íamos beber umas cervejas. Era engraçado porque à primeira cerveja que se pedia, traziam um pires com amendoins para cada um. À segunda, era com carapauzitos. E à terceira era com dobrada. Pagávamos só as cervejas e enchíamos também a barriga."
De Luanda, José Maria enviava dois contos para sua mulher e filho. Voltou para Portugal, em parte porque enviara o dinheiro, mas a sua família não o recebera. Chegou a Lisboa num barco que se chamava Amélia de Mello e foi logo ao banco informar-se sobre o que se passava. De nada adiantou.
Responderam às suas dúvidas dizendo que o dinheiro já deveria ter chegado, e que uma vez que não estava em Lisboa, ou estava no Porto ou em Coimbra. O pouco dinheiro que enviou até Abril, só o recebeu passado meses, em Julho. Após ter estado em África e já por terras portuguesas voltou à pesca da sardinha. Mas por pouco tempo. Há 15 anos atrás, no dia 5 de Agosto, teve uma trombose. Estava um dia de sol, de muito calor, mas José "batia queixo" de frio. Foi levado para o centro de saúde, e daqui foi transferido para o Hospital de Coimbra. Esteve sete dias ligados à máquina. "Quase que ia, mas, graças a Deus, recuperei. Hoje a idade também já conta... Afinal, são 80 Primaveras."

Trocar a pesca pelas artes


Hoje ocupa o tempo com os pequenso barcos que faz em madeira

A partir desta data, nunca mais pôde voltar para o mar. Mesmo assim, e porque tinha de ocupar o seu tempo, começou a dedicar-se a outro tipo de arte. "Quando me deu a trombose, para me entreter, comecei a fazer barquitos em madeira. Comecei por fazer uns pequenitos e ao fim de algum tempo apostei e tratei de fazer uns maiores, e com mais pormenores. Fiz miniaturas de alguns barcos em que estive ao longo da vida. Tenho barcos vendidos para a Alemanha, para a Suécia, na América, e mesmo cá em Portugal, vendi vários”, explica o, agora, artesão. Um dos seus mais interessantes trabalhos foi vendido por 250 euros, “para um café em Castelo Branco, media mais de um metro”. Na altura, estava a precisar.
"Fiz tudo pela vida. Tenho a minha casita e as coisas houve alturas em que corriam melhores do que noutras. Comprei, juntamente com o meu irmão, um barco que me ajudou a ganhar muito dinheiro. Custou-nos mil e 800 euros, e ao fim de alguns anos vendemo-lo para o Algarve por quatro mil”, recorda. Iam para o mar por volta das quatro, mais tardar cinco da manhã, quando o tempo estava bom. Por volta do meio-dia voltavam, e se tivessem quantidades suficientes de peixe iam para a lota vendê-lo, senão, levavam-no para casa, o que também "dava jeito". Às vezes, "fugia-se ao fisco" para ganhar mais algum.



Uma das queixas feitas pelo pescador é o pouco dinheiro que ganham na venda do peixe



“ Não é o pescador que ganha muito, mas sim quem revende o peixe”


"O mar, quando é bom, é uma vida linda, linda, linda... Aquele cheiro, ver o peixe a saltar... Mas quando atiça as barbas, é de tremer... A vida de pescador é difícil, não se ganha muito”, explica José Santos. Para este homem do mar, “não é o pescador que ganha muito, mas sim, quem revende o peixe”. Nos tempos que correm, nas zonas costeiras, pequenas embarcações continuam a sair das praias antes do sol se levantar, regressando a meio da manhã para vender o pescado. No Inverno, vários são os dias em que não podem ir para o mar devido ao mau tempo e às fortes correntes. Há também que ter em conta que há marés melhores do que outras, o que está relacionado com as fases da lua. Assim, as marés de lua cheia e de lua nova são as melhores, e nestas ou a maré sobe ou desce muito, deixando descobertos os rochedos e permitindo, por exemplo, a pesca do mexilhão ou do camarão, entre outros. Muitos são os jovens que mantêm estas tradições, não tanto como forma de sustento, mas
sim como passatempo. No mar alto, as inovações tecnológicas proporcionam hoje mais e melhores condições. No entanto, as tempestades e as saudades da família continuam a ser uma realidade com a qual todos os pescadores têm de lidar.