A História em Directo - os acontecimentos mediaticos na televisão

 






de Daniel Dayan e Elihu Katz





Por Mónica Domingos

A televisão liberta, e os acontecimentos mediáticos como certas festividades levam a um «sentimento de ocasião» nacional e por vezes internacional. Os autores deste livro referem os mesmos como «festividades que sublinham um determinado valor importante ou um determinado aspecto da memória colectiva».
«A história em directo» é uma referência aos grandes acontecimentos que, segundo os autores, atraíram o maior número de audiências da história do mundo, no total de 500 milhões de pessoas que, simultaneamente, assistiram a estes acontecimentos.
Desta panóplia de acontecimentos ditos «acontecimentos cerimoniais da era electrónica», aqui referidos por Daniel Dayan e Elihu Katz, destaca-se a coroação da rainha Isabel II, a chegada do homem à lua, o funeral de Lady Di, as visitas do Papa à Polónia e a Cuba ou as cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos.
Este livro realça o papel da televisão, nas sociedades de hoje, de que forma este está longe de apenas se limitar à função inoformativa, mas que produzem o efeito de uma norma social que torna a assistência obrigatória pelo seu significado dramático ou ritual.
Este livro resulta de uma colecção constituída por três séries: Teoria, Média e Jornalismo.